Formação inicial de professores para a educação básica: a dimensão prática em foco pela lente de uma política pública

Autores

  • Deniele Pereira Batista UFJF/C.A,João XXIII

Resumo

O presente trabalho situa-se no campo da formação inicial do professor da educação básica, com foco na sua dimensão prática. Situa a prática como um importante componente da formação inicial docente, ao mesmo tempo em que mostra a sua fragilidade. Apresenta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) como uma política que tenta dar uma resposta às dificuldades constatadas no campo. Articula o PIBID ao estágio e às práticas pedagógicas curriculares nos cursos de licenciatura, sinalizando que
o programa apresenta requisitos que agregam valor à formação inicial do professor, sem, contudo, conseguir operar mudanças concretas na estrutura dos cursos a despeito da sua dimensão prática. Conclui-se que o PIBID, para além de suas limitações, pode oferecer boas pistas para uma possível revisão da forma como se estrutura a prática nos cursos de licenciatura.

The present work lies in the field of initial teachers’ training in basic education, focusing on its practical dimension. It places such practice as a major component of teachers’ initial training, while at the same time it shows its fragility. It displays the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation (PIBID/CAPES) as a policy which tries to provide an answer to the
difficulties experienced in the field. This study also seeks to link the PIBID to what is most concrete in terms of undergraduate courses, such as internships and syllabus teaching practices, signaling that the program provides requirements which add value to the initial teacher training, without, however, being able to operate concrete changes in the structure of the courses despite its
practical dimension. It shows that, apart from its limitations, the PIBID may offer good leads to a possible revision of the way we structure the practical training in undergraduate courses.

El presente trabajo se sitúa en campo de la formación inicial del profesor de la educación básica, con foco en su dimensión práctica. Sitúa la práctica como un importante componente de la formación inicial docente, al mismo tiempo en que muestra su fragilidad. Presenta el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID/CAPES) como una política que trata de dar uma respuesta a las dificultades constatadas en el campo. Articula el PIBID a las prácticas pedagógicas curriculares en las carreras de licenciatura, señalizando que el Programa presenta requisitos que agregan valor a la formación inicial del profesor, sin, entretanto, conseguir operar cambios concretos en la estructura de las carreras a pesar de su dimensión práctica. Se concluye que el PIBID, más allá desus limitaciones, puede ofrecer buenas pistas para una possible revisión de la forma como se estructura la práctica en los cursos de licenciatura.

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Biografia do Autor

Deniele Pereira Batista, UFJF/C.A,João XXIII

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.
 

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Publicado

2016-04-05

Edição

Seção

Artigos