O uso pedagógico de softwares educativos e educacionais como ferramentas de melhoria no ensino de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45414

Palavras-chave:

Ensino Matemática, Software Educacional, Anos Finais do Ensino Fundamental, Software Educativo

Resumo

Este artigo discute sobre o uso de softwares educativos e educacionais como recursos pedagógicos no ensino da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudante contemporâneo precisa utilizar os recursos tecnológicos disponíveis na sociedade para construir seus conhecimentos. Nesse contexto, defende-se que a tecnologia, mais especificamente aquela voltada especialmente para a educação, tende a potencializar o ensino de Matemática ajudando os alunos a superarem dificuldades nessa disciplina. É um recurso que pode atrair os estudantes para o aprendizado escolar, o que tem sido uma tarefa complicada nos tempos atuais, em que os alunos vivem em um universo praticamente paralelo e digital, enquanto as aulas, de uma forma geral, ainda não são tão interessantes quanto os jogos eletrônicos. Assim, esta pesquisa destaca a importância de reformular os objetivos, conteúdos e metodologias de ensino para atender às necessidades da sociedade atual. A metodologia do estudo é descrita como uma pesquisa qualitativa que se baseia em uma revisão de uma seleção específica de literatura. Os softwares em questão podem estimular os alunos, sendo uma alternativa didática alinhada à Base Nacional Comum Curricular. Também são mencionados o papel do lúdico no ensino da Matemática e a importância das analogias presentes nos softwares educativos e educacionais. É enfatizada a importância de considerar a realidade em que os estudantes estão inseridos, bem como suas habilidades no uso de softwares educacionais, adequando a proposta pedagógica a cada caso.

Referências

AMANCIO, Daniel de Traglia; SANZOVO, Daniel Trevisan. Ensino de Matemática por meio das tecnologias digitais. 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/47/ensino-de-matematica-por- meio-das-tecnologias-digitais. Acesso em: 10 set. 2022.

BRAGA, Eduardo dos Santos de Oliveira. Resolução de problemas no ensino da Matemática: algumas considerações. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero americana, Recife, v. 11, n. 1, p. 1-21, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/243854/pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

BRASIL, Lei n. 9394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação promove a descentralização e a autonomia para as escolas e universidades, além de instituir um processo regular de avaliação do ensino. Site pesquisado: “http://www.mec.gov.br”.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 out. 2022

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF. 1997.

FONTOURA, Juliana. Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino. 2018. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2018/05/09/quais-os-desafios-dos-professores-para-incorporar-as- novas-tecnologias-no-ensino/. Acesso em: 23 set. 2022.

FREINET, Célestin; SALENGROS, R. Modernizar a Escola. Lisboa: Dina Livros, 1977.

GARDNER, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books, 1985.

GIRAFFA, Lucia M. M. Jornada nas Escol@s: a nova geração de professores e alunos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 100-118, nov. 2013. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/ revista/index.php/tsc/article/view/112. Acesso em: 10 nov. 2020.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996, p. 51.

PEREIRA, Bernadete Terezinha. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1381-8.pdf. Acesso em: 11 set. 2022.

PEREIRA, Stelamara Souza; CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. Tecnologias na educação matemática: desafios da prática docente. Itinerarius: Revista eletrônica da pós-graduação em Educação, Jataí, v. 12, n. 1, p. 1-12, fev. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37120. Acesso em: 10 nov. 2020.

PERIUS, Ana Amélia Butzen. A tecnologia aliada ao ensino de matemática. 2012. 55 f. Monografia (Especialização) - Curso de Mídias na Educação, Departamento de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cerro Largo, 2012. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/ handle/10183/95906/000911644.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 4a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

SILVA, Jonas Laranjeira Saraiva da et al. Matemática lúdica: ensino fundamental e médio. Educação em Foco: Educação em Foco, Amparo, Sp, v. 6, n. 6, p. 26-36, maio 2013. Disponível em: http://matpraticas.pbworks. com/w/file/fetch/84768757/matematica_ludica.pdf. Acesso em: 16 maio 2023.

SILVA, Samara Salete da. Jogos eletrônicos: contribuições para o processo de aprendizagem. 2016. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharel em Psicopedagogia, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1889/1/SSS22062016. Acesso em: 22 set. 2022.

VYGOTSKY, Levy Semyonovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989 (a).

WALUS, Felipe. Softwares educacionais de jogos no ensino da matemática. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Professor, licenciatura em Ciências pela Unicentro e complementação em Matemática pela UNOESTE SP. Prudentópolis – PR. 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-09

Como Citar

RIBEIRO, I.; DAVID, J. M.; BRAGA, R. O uso pedagógico de softwares educativos e educacionais como ferramentas de melhoria no ensino de Matemática . Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–8, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45414. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45414. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais