O uso pedagógico de softwares educativos e educacionais como ferramentas de melhoria no ensino de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45414

Palavras-chave:

Ensino Matemática, Software Educacional, Anos Finais do Ensino Fundamental, Software Educativo

Resumo

Este artigo discute sobre o uso de softwares educativos e educacionais como recursos pedagógicos no ensino da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O estudante contemporâneo precisa utilizar os recursos tecnológicos disponíveis na sociedade para construir seus conhecimentos. Nesse contexto, defende-se que a tecnologia, mais especificamente aquela voltada especialmente para a educação, tende a potencializar o ensino de Matemática ajudando os alunos a superarem dificuldades nessa disciplina. É um recurso que pode atrair os estudantes para o aprendizado escolar, o que tem sido uma tarefa complicada nos tempos atuais, em que os alunos vivem em um universo praticamente paralelo e digital, enquanto as aulas, de uma forma geral, ainda não são tão interessantes quanto os jogos eletrônicos. Assim, esta pesquisa destaca a importância de reformular os objetivos, conteúdos e metodologias de ensino para atender às necessidades da sociedade atual. A metodologia do estudo é descrita como uma pesquisa qualitativa que se baseia em uma revisão de uma seleção específica de literatura. Os softwares em questão podem estimular os alunos, sendo uma alternativa didática alinhada à Base Nacional Comum Curricular. Também são mencionados o papel do lúdico no ensino da Matemática e a importância das analogias presentes nos softwares educativos e educacionais. É enfatizada a importância de considerar a realidade em que os estudantes estão inseridos, bem como suas habilidades no uso de softwares educacionais, adequando a proposta pedagógica a cada caso.

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Publicado

2024-08-09

Como Citar

RIBEIRO, I.; DAVID, J. M.; BRAGA, R. O uso pedagógico de softwares educativos e educacionais como ferramentas de melhoria no ensino de Matemática . Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–8, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45414. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45414. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais