Jogos Educativos Digitais e a Aprendizagem na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45228

Palavras-chave:

ferramenta digital, jogos, habilidades e competências

Resumo

Este artigo descreve as possibilidades de ensinar com o uso de jogos digitais aplicados à Educação. Jogos Digitais englobam recursos que podem trazer para o aluno o desenvolvimento de habilidades e competências, uma nova forma de ensinar e aprender, facilitando a aprendizagem dos conteúdos das disciplinas. As diretrizes apresentadas neste trabalho servem como apoio ao professor em sua atuação enquanto regente, favorecendo os métodos de ensino na busca de motivação e melhoria do desempenho do aluno. Foi analisado um software educacional, o GCompris, com suas ferramentas atrativas para a resolução de atividades. Através de um estudo de viabilidade, percebe-se o interesse dos alunos pelo uso da tecnologia, que pode ser utilizada para motivar os processos mentais. Com a tecnologia digital, o docente é levado a capacitar-se para estar à frente, como mediador ativo e atuante, incentivando o aluno na sua formação cidadã.

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

AUTA, M.; STRÖELE, V. Jogos Educativos Digitais e a Aprendizagem na Escola. Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–8, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45228. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45228. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

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Artigos Originais

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