A INTERSECCIONALIDADE NA NARRATIVA QUARTO DE DESPEJO DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2023.v27.42925

Abstract

O objetivo desse trabalho é o de refletir a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus sob o enfoque da interseccionalidade de raça e gênero como articuladores de empoderamento e subjetivação da protagonista. Analisar sob o prisma interseccional, esses marcadores também como categorias. Buscando a apropriação e a instrumentalização da escrita feminista da mulher negra brasileira, despertando no leitor, interesse e aprofundamento investigativo do tema. A autora é protagonista de suas experiências, oportunizando sua subjetivação no seu contexto das relações sociais, a começar dos processos constantes de restauração de sua construção identitária de raça e gênero.

Palavras-chave: Carolina Maria de Jesus. Interseccionalidade. Raça. Gênero. Subjetivação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliani de Lima Villas Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Letras: Estudos Literários na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Letras: Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Máster Universitario en Investigación Social Aplicada al Medio Ambiente na Universidad Pablo de Olavide, Sevilla, Espanha. Atuou como Diretora Educacional na Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora – MG.

Nicea Helena de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Associada da Faculdade de Letras da UFJF. Doutora e Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela UNESP - São José do Rio Preto, SP. Pós-doutora em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa, RJ. Pós-doutora em Literaturas de Língua Inglesa no PPG Letras da UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa "Travessias e Feminismo(s): estudos identitários de autoria feminina" e pesquisadora do Grupo "KEW - Kyklos de Estudos Woolfianos".

Published

2023-12-07

Most read articles by the same author(s)