O PALCO EXPANDIDO DE B. KUCINSKI

MÍDIA, PERFORMANCE E A ÉTICA DA MEMÓRIA EM 'OS VISITANTES'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49572

Palavras-chave:

Bernardo Kucinski, ética, memória, performance autoral

Resumo

Na era da cultura de massa e das mídias digitais, a função do autor se expande para além do texto, transformando-o em um performer no espaço público. Partindo dessa premissa, que se insere no debate sobre o retorno do autor, este artigo investiga a performance autoral de Bernardo Kucinski. Para o alcance dessa compreensão, discute-se o autor contemporâneo e os dispositivos de visibilidade da cultura midiática, a partir de teóricos como Lejeune (2014), Groys (2016) e Aguilar e Cámara (2017). Na sequência, observa-se a construção da figura do auctor B. Kucinski em sintonia com o conceito de autoralidade de Maingueneau (2010). Por fim, analisa-se Os visitantes (2016c), e sua estrutura autoficcional (Doubrovsky, 2014; Colonna, 2014; Klinger, 2012), cuja narrativa funciona como uma encenação do autor, da recepção crítica e dos conflitos da memória traumática. Conclui-se que Kucinski utiliza essa performance expandida para cumprir uma função ética, transformando a literatura em um palco para o debate e um instrumento contra o esquecimento das atrocidades ocorridas durante o regime ditatorial brasileiro.

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Biografia do Autor

Ane Beatriz dos Santos Duailibe, UFPA

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

DOS SANTOS DUAILIBE, A. B. O PALCO EXPANDIDO DE B. KUCINSKI: MÍDIA, PERFORMANCE E A ÉTICA DA MEMÓRIA EM ’OS VISITANTES’. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 18, n. 2, p. 76–91, 2025. DOI: 10.34019/1983-8379.2025.v18.49572. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/49572. Acesso em: 5 dez. 2025.