A POESIA ÉPICA EM CHILD OF LIGHT: O JOGO COMO EPOPEIA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2023.v16.42089Palavras-chave:
Child of Light, Intermidialidade, Jogos eletrônicos, Literatura, OdisseiaResumo
O jogo eletrônico está presente no cotidiano de muitas crianças, adolescentes, jovens, até mesmo adultos, que mantêm com o ato de jogar, predominantemente, uma relação de entretenimento e, em outros casos, de competitividade ou atividade econômica. Em inúmeros casos, sobretudo nos jogos do gênero RPG (roleplaying game), o elemento narrativo predomina em relação à parte estrutural. O presente trabalho tem por objetivo analisar o jogo eletrônico Child of Light e compará-lo à epopeia Odisseia, de Homero, identificando as características temáticas e formais do gênero épico, mais especificamente da epopeia, comuns entre essas duas obras. Tal comparação se dará com a intenção de definir tal jogo como uma epopeia digital e, desta maneira, propor seu uso como um recurso para o ensino de literatura na Educação Básica. Em termos teóricos, a pesquisa se ancora em estudos da teoria literária, mídia, jogo, especialmente nos conceitos de intermidialidade segundo Irina Rajewsky; e épico e epopeia em Aristóteles. Em termos metodológicos, é de caráter bibliográfico quanto ao procedimento.
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