MUNDOS DE HISTÓRIA EXPANDIDOS E ARQUIVOS COMO POLISSISTEMAS

O CASO DO UNIVERSO MARVEL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49661

Palabras clave:

arquivos, Marvel, mundos de história expandidos, narratologia, polissistemas

Resumen

Este trabalho investiga, a partir do Universo Marvel em suas publicações em quadrinhos e cinematográfica, as intersecções e diferenças entre os conceitos de arquivo (Derecho, 2006) e mundos de história expandidos (Gomes; Indrusiak, 2021), bem como a pertinência de seu entendimento como polissistemas, tal qual postulado por Itamar Even-Zohar (1978). O texto será dividido em quatro seções. A primeira se propõe a explicitar os conceitos básicos do artigo: “mundos de história expandidos”, “arquivo” e “polissistemas”. Na sequência, constará uma breve apresentação dos mundos de história a serem analisados, os universos Marvel nos quadrinhos (HQs) e no cinema (MCU). Em terceiro lugar, discutiremos como a hipótese dos polissistemas pode ser aplicada a esses objetos. Por fim, será levantada uma outra forma de integração desses mundos de história: a de que, quando consumidos à luz da existência de multiversos, neles mesmos tematizados, pode-se integrar o que antes seria visto como um arquivo, como um só mundo de história. De forma conclusiva, argumentamos que entender mundos de história expandidos e arquivos como polissistemas permite detalhar melhor o funcionamento de dois fenômenos narrativos que são fruto de intrincadas relações entre diversos produtos de mídia, contribuindo assim para o campo da narratologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Arthur Maia Baby Gomes, UFRGS

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre pela mesma universidade. Faz parte do Grupo de Estudos de Narratologia e Intermidialidade (GENI), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Elaine Barros Indrusiak.

Pedro Oliveira Galvão de Arruda, Unesp

Professor do curso de Produção Audiovisual das Faculdades Integradas de Bauru (FIB). Doutorando em Comunicação pela Unesp e pesquisador associado ao GENI. Mestre em Comunicação pela FAAC/Unesp.

Victoria Mello Veríssimo da Fonseca, UFRGS

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Licenciatura em Letras Português-Inglês pela mesma universidade. Faz parte do GENI.

Citas

BENDIS, Brian Michael; COIPEL, Olivier. Dinastia M. São Paulo: Panini Comics, 2006.

BUNN, Cullen, EATON, Scot, FRACTION, Matt. YOST, Chris. Battle Scars n. 1–6. Nova York: Marvel Comics, 2011–2012.

CATTRYSSE, Patrick. The polysystem theory and cultural studies. Canadian Review of Comparative Literature, Edmonton, v. 24, n. 1, p. 51–67, 1997. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/299015648_The_polysystem_theory_and_cultural_studies. Acesso em: 30 jul. 2025.

CODDE, Philippe. Polysystem theory and cultural studies. [S.l.]: University of Ghent, 2003. Disponível em: https://warwick.ac.uk/fac/arts/english/currentstudents/postgraduate/masters/translationstudies/cl938/polysystems_coddy.pdf. Acesso em: 30 jul. 2025.

DERECHO, Abigail. Archontic literature: a definition, a history, and several theories of fanfiction. In: HELLEKSON, Karen; BUSSE, Kristina (org.). Fan fiction and fan communities in the age of the internet. Jefferson, NC: McFarland, 2006. p. 61–78.

DERRIDA, Jacques; PRENOWITZ, Eric. Archive fever: a Freudian impression. Diacritics, Baltimore, v. 25, n. 2, p. 9–63, 1995.

DUARTE, Ana Carolina. Jonathan Hickman fala sobre o boicote dos X-Men na Marvel. Universo X-Men, São Paulo, 11 jan. 2022. Disponível em: https://universoxmen.com.br/2022/01/jonathan-hickman-fala-sobre-o-boicote-dos-x-men-na-marvel/. Acesso em: 30 jul. 2025.

EVEN-ZOHAR, Itamar. Papers in historical poetics. Tel Aviv: The Porter Institute for Poetics and Semiotics, 1978.

GAIMAN, Neil; KUBERT, Andy; ISANOVE, Richard. Marvel 1602. São Paulo: Panini Comics, 2005. 248 p.

GOMES, A. M. B.; INDRUSIAK, E. B. Expanded universes in science fiction: a matter of integration. Memorare, Tubarão, v. 8, n. 1, p. 1–15, jan./jun. 2021.

GOMES, Arthur Maia Baby. Mundos de história expandidos na ficção científica. In: INDRUSIAK, Elaine (org.). (In)confiabilidade em narrativas. Porto Alegre: Zouk, 2024. p. 100–121.

HICKMAN, Jonathan; RIBIC, Esad. Secret Wars n. 1–12. Nova York: Marvel Comics, 2015.

HOWE, Sean. Marvel Comics: the untold story. New York: Harper, 2012.

JENKINS, Henry. Convergence culture: where old and new media collide. New York: NYU Press, 2006.

KLASTRUP, Lisbeth; TOSCA, Susana. Transmedial worlds. In: RYAN, Marie-Laure; THON, Jan-Noël (org.). Storyworlds across media: toward a media-conscious narratology. Lincoln: University of Nebraska Press, 2013. p. 187–204.

LEWIS, David. Possible Worlds. In: LOUX, Michael J. (ed.). The Possible and the Actual: Reading in the Metaphysics of Modality. Ithaca: Cornel University Press, 1979. p. 182-189.

MARVEL DATABASE. Categorias de realidades. Marvel Database, [S.l.], [s.d.]. Disponível em: https://marvel.fandom.com/pt-br/wiki/Categoria:Realidades. Acesso em: 30 jul. 2025.

MARVEL ENCYCLOPEDIA. Marvel encyclopedia. 2. ed. Londres: DK Publishing, 2014.

MCNIVEN, Steven. MILLAR, Mark. Guerra Civil n. 1–7. Nova York: Marvel Comics, 2006–2007.

PORTAL POPLINE. Ms. Marvel: Iman Vellani aposta mais no universo 616 do que no MCU. Portal Popline, Rio de Janeiro, 9 jun. 2022. Disponível em: https://portalpopline.com.br/ms-marvel-iman-vellani-aposta-mais-616-universos-mcu/. Acesso em: 30 jul. 2025.

RYAN, Marie-Laure. A new anatomy of storyworlds: what is, what if, as if. Athens: Ohio University Press, 2022.

RYAN, Marie-Laure. Possible worlds, artificial intelligence, and narrative theory. Bloomington: Indiana University Press, 1991.

RYAN, Marie-Laure. Story/worlds/media: tuning the instruments of a media-conscious narratology. In: RYAN, Marie-Laure; THON, Jan-Noël (org.). Storyworlds across media: toward a media-conscious narratology. Lincoln: University of Nebraska Press, 2014. p. 25–49.

SAINT-GELAIS, Richard. Fictions Transfuges: La Transfictionnalité et ses enjeux. Paris: Édition du Seuil, 2011.

SHOOTER, Jim. ZECK, Mike. Secret Wars n. 1–12. Roteiro de Jim Shooter; arte de Mike Zeck. Nova York: Marvel Comics, 1984–1985.

STERNBERG, Meir. YACOBI, Tamar. A (in)confiabilidade no discurso narrativo: um panorama abrangente. Porto Alegre: Zouk, 2023. E-book. Disponível em: https://www.editorazouk.com.br/pd-965398--e-book-a-in-confiabilidade-no-discurso-narrativo.html. Acesso em: 30 jul. 2025.

WETZEL, Charlie. The Marvel Studios story: how a failing comic book publisher became a Hollywood superhero. Nashville: HarperCollins Leadership, 2020.

Publicado

2025-10-01

Cómo citar

MAIA BABY GOMES, A.; OLIVEIRA GALVÃO DE ARRUDA, P.; MELLO VERÍSSIMO DA FONSECA, V. MUNDOS DE HISTÓRIA EXPANDIDOS E ARQUIVOS COMO POLISSISTEMAS: O CASO DO UNIVERSO MARVEL. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 18, n. 2, p. 264–282, 2025. DOI: 10.34019/1983-8379.2025.v18.49661. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/49661. Acesso em: 5 dic. 2025.