ENTRE PALAVRA E IMAGEM
GÊNERO, ESPETÁCULO E INTERIORIDADE EM 'MRS. DALLOWAY' (1997)
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49406Palabras clave:
adaptação, literatura, Mrs. Dalloway, Virginia WoolfResumen
Este artigo examina a adaptação cinematográfica de Mrs. Dalloway (Marleen Gorris, 1997) à luz das tensões entre voz interior e cena pública, propondo que o filme reconfigura o monólogo interior woolfiano em dispositivos fílmicos, como voz-over e flashback, que problematizam a mercantilização da aparência social e a performatividade de gênero. Ao traduzir o fluxo de consciência para a tela, Gorris não apenas media a interioridade de Clarissa Dalloway, mas também encena a festa como um espaço de espetáculo social no qual a identidade feminina se constitui como valor simbólico, continuamente observado e negociável. Para fundamentar a análise, mobilizamos conceitos da teoria da adaptação (Stam, 2006), da teoria do espetáculo (Debord, 2003) e dos estudos de gênero (Butler, 2003), articulando-os com abordagens históricas sobre as condições de vida e de opressão feminina no pós-Primeira Guerra. Dessa forma, demonstramos como a adaptação fílmica evidencia tanto rupturas quanto continuidades entre palavra e imagem.
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Citas
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