LITERATURA POR APROPRIAÇÃO E CULTURA DIGITAL NO MANIFESTO COPISTA, DE MESSIAS BOTNARO E JOANIM PEPPERONI, PHD

Autores/as

  • Vitor Cei Santos Doutor em Estudos Literários (UFMG) e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes https://orcid.org/0000-0001-6756-3236

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2023.v16.42162

Palabras clave:

Joanim Pepperoni, Messias Botnaro, literatura digital, escrita não criativa

Resumen

Resenha da plaquete digital Manifesto Copista, de Messias Botnaro e Joanim Pepperoni, PhD, pseudônimos ou avatares de escritores que permanecem no anonimato.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABREU, Luis F. Do não criativo ao não próprio: gestos de apropriação na poesia brasileira contemporânea (performar, assinar, arquivar). Texto Poético, v. 19, n. 38, p. 230–256, 2023.

AFONSO-ROCHA, Rick. A fala sem bordas de Messias Botnaro: o terror fascista à procura de um enunciador. In: Resista! Observatório de resistências plurais. Disponível em: https://resistadotblog.wordpress.com/2021/07/27/a-fala-sem-bordas-de-messias-botnaro-o-terror-fascista-a-procura-de-um-enunciador/. Acesso em: 14 dez. 2023.

ANDRADE, Oswald. Manifesto antropófago. Nuevo Texto Crítico, ano XII, n. 23/24, p. 25-31, 1999.

ARENDT, João Claudio. De tudo, à polenta ficarei atento: notas sobre a obra do escritor cocanhês Joanim Pepperoni, PhD. Odisseia, Natal, v. 5, p. 106-126, jul./dez. 2020.

BOLOGNIN, Renan Augusto Ferreira. Simulacros y simulaciones del peor candidato de la historia de la república brasileña: o un análisis del diário da catástrofe brasileira - ano I: o inimaginável foi eleito. In: Libro de actas del II Congreso Internacional de Literatura Brasileña. Salamanca: Universidad de Salamanca, p. 311-324, 2022.

BOTNARO, Messias. Minha luta: obra reunida. Vitória: Cousa, 2020.

BOTNARO, Messias. Armas e rosas: poesia de testemunho por desapropriação. Vitória: Pedregulho, 2022.

CEI, Vitor. Amazon acusa remix literário de plágio e censura livro de Messias Botnaro. Jornal de Letras, n. 271, set. 2021.

COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Tradução Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

GOLDSMITH, Kenneth. Uncreative Writing. Nova York: Columbia University, 2011.

GRANGER. Marx and Engels, 1848. Disponível em: https://www.granger.com/results.asp?inline=true&image=0044119&wwwflag=4&itemx=8. Acesso em 15 set. 2023.

LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira: ano II: um genocídio escancarado. Rio de Janeiro: Record, 2021.

MANZONI, Filipe. Duas provocações sobre as políticas do não original. Texto Poético, v. 19, n. 38, p. 205–229, 2023.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Tradução M. V. Mazzari. Estudos Avançados, v. 12, n. 34, p. 7-46, 1998.

PEPPERONI, Joanim. Obra reunida (2013-2023). Joinville: Clube de Autores, 2022.

PERLOFF, Marjorie. O gênio não original. Trad. A. Scandolara. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.

SCHONS, Carme Regina.; FUKUE, Mário Rafael Yudi. Noções introdutórias sobre a função-avatar e o hiperdiscurso. Signum, v. 15, n. 3, p. 343–360, 2011.

STALLMAN, Richard M. Free Software, Free Society. Boston: GNU, 2002.

VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Belo Horizonte: Relicário, 2019.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

CEI SANTOS, V. LITERATURA POR APROPRIAÇÃO E CULTURA DIGITAL NO MANIFESTO COPISTA, DE MESSIAS BOTNARO E JOANIM PEPPERONI, PHD. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, p. 194–198, 2023. DOI: 10.34019/1983-8379.2023.v16.42162. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/42162. Acesso em: 17 jul. 2024.