LITERATURA POR APROPRIAÇÃO E CULTURA DIGITAL NO MANIFESTO COPISTA, DE MESSIAS BOTNARO E JOANIM PEPPERONI, PHD
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2023.v16.42162Palavras-chave:
Joanim Pepperoni, Messias Botnaro, literatura digital, escrita não criativaResumo
Resenha da plaquete digital Manifesto Copista, de Messias Botnaro e Joanim Pepperoni, PhD, pseudônimos ou avatares de escritores que permanecem no anonimato.
Downloads
Referências
ABREU, Luis F. Do não criativo ao não próprio: gestos de apropriação na poesia brasileira contemporânea (performar, assinar, arquivar). Texto Poético, v. 19, n. 38, p. 230–256, 2023.
AFONSO-ROCHA, Rick. A fala sem bordas de Messias Botnaro: o terror fascista à procura de um enunciador. In: Resista! Observatório de resistências plurais. Disponível em: https://resistadotblog.wordpress.com/2021/07/27/a-fala-sem-bordas-de-messias-botnaro-o-terror-fascista-a-procura-de-um-enunciador/. Acesso em: 14 dez. 2023.
ANDRADE, Oswald. Manifesto antropófago. Nuevo Texto Crítico, ano XII, n. 23/24, p. 25-31, 1999.
ARENDT, João Claudio. De tudo, à polenta ficarei atento: notas sobre a obra do escritor cocanhês Joanim Pepperoni, PhD. Odisseia, Natal, v. 5, p. 106-126, jul./dez. 2020.
BOLOGNIN, Renan Augusto Ferreira. Simulacros y simulaciones del peor candidato de la historia de la república brasileña: o un análisis del diário da catástrofe brasileira - ano I: o inimaginável foi eleito. In: Libro de actas del II Congreso Internacional de Literatura Brasileña. Salamanca: Universidad de Salamanca, p. 311-324, 2022.
BOTNARO, Messias. Minha luta: obra reunida. Vitória: Cousa, 2020.
BOTNARO, Messias. Armas e rosas: poesia de testemunho por desapropriação. Vitória: Pedregulho, 2022.
CEI, Vitor. Amazon acusa remix literário de plágio e censura livro de Messias Botnaro. Jornal de Letras, n. 271, set. 2021.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Tradução Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
GOLDSMITH, Kenneth. Uncreative Writing. Nova York: Columbia University, 2011.
GRANGER. Marx and Engels, 1848. Disponível em: https://www.granger.com/results.asp?inline=true&image=0044119&wwwflag=4&itemx=8. Acesso em 15 set. 2023.
LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira: ano II: um genocídio escancarado. Rio de Janeiro: Record, 2021.
MANZONI, Filipe. Duas provocações sobre as políticas do não original. Texto Poético, v. 19, n. 38, p. 205–229, 2023.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Tradução M. V. Mazzari. Estudos Avançados, v. 12, n. 34, p. 7-46, 1998.
PEPPERONI, Joanim. Obra reunida (2013-2023). Joinville: Clube de Autores, 2022.
PERLOFF, Marjorie. O gênio não original. Trad. A. Scandolara. Belo Horizonte: UFMG, 2013.
RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.
SCHONS, Carme Regina.; FUKUE, Mário Rafael Yudi. Noções introdutórias sobre a função-avatar e o hiperdiscurso. Signum, v. 15, n. 3, p. 343–360, 2011.
STALLMAN, Richard M. Free Software, Free Society. Boston: GNU, 2002.
VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Belo Horizonte: Relicário, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vitor Cei Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/