O PALCO EXPANDIDO DE B. KUCINSKI
MÍDIA, PERFORMANCE E A ÉTICA DA MEMÓRIA EM 'OS VISITANTES'
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49572Palavras-chave:
Bernardo Kucinski, ética, memória, performance autoralResumo
Na era da cultura de massa e das mídias digitais, a função do autor se expande para além do texto, transformando-o em um performer no espaço público. Partindo dessa premissa, que se insere no debate sobre o retorno do autor, este artigo investiga a performance autoral de Bernardo Kucinski. Para o alcance dessa compreensão, discute-se o autor contemporâneo e os dispositivos de visibilidade da cultura midiática, a partir de teóricos como Lejeune (2014), Groys (2016) e Aguilar e Cámara (2017). Na sequência, observa-se a construção da figura do auctor B. Kucinski em sintonia com o conceito de autoralidade de Maingueneau (2010). Por fim, analisa-se Os visitantes (2016c), e sua estrutura autoficcional (Doubrovsky, 2014; Colonna, 2014; Klinger, 2012), cuja narrativa funciona como uma encenação do autor, da recepção crítica e dos conflitos da memória traumática. Conclui-se que Kucinski utiliza essa performance expandida para cumprir uma função ética, transformando a literatura em um palco para o debate e um instrumento contra o esquecimento das atrocidades ocorridas durante o regime ditatorial brasileiro.
Downloads
Referências
AGUILAR, G.; CÁMARA, M. A máquina performática: a literatura no campo experimental. Tradução: Gênese Andrade. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2010.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Prefácio Leyla Perrone-Moisés. Tradução de Mario Laranjeira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada: Ave-Maria. 120. ed. rev. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
COLONNA, Vincent. Tipologia da autoficção. In: NORONHA, Jovita Maria Gerheim (Org.). Ensaios sobre a autoficção. Tradução: Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
DOUBROVSKY, Serge. O último eu. In: NORONHA, Jovita Maria Gerheim (Org.). Ensaios sobre a autoficção. Tradução: Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
GROYS, Boris. Self-Design, or Productive Narcissism. E-Flux - Superhumanity, Nova York, n. 22. set 2016. Disponível em: https://www.e-flux.com/architecture/superhumanity/66967/self-design-or-productive-narcissism. Acesso em: 25 set. 2025.
KLINGER, Diana Irene. Escritas de si, escrita do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012.
LEJEUNE, Philippe. A imagem do autor na mídia. In: NORONHA, Jovita Maria Gerheim (Org.) O pacto autobiográfico: De Rousseau à Internet. Tradução: Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. Tradução: Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2010.
MEIZOZ, Jérôme. Postures littéraires. Mises en scene modernes de l'auteur. Genebra: Slaktine Érudition, 2007.
MORICONI, Ítalo. O século biográfico. Revista Z cultural, Rio de Janeiro, n. 16, ago./dez. 2021.
KUCINSKI, Bernardo. Entrevista concedida ao canal Livrada. [YouTube], 2016a.
KUCINSKI, Bernado. K. relato de uma busca. São Paulo: Companhia das Letras, 2016b.
KUCINSKI, Bernado. Os visitantes. São Paulo: Companhia das Letras, 2016c.
RANCIÈRE, Jacques. Autor morto ou artista vivo demais? Tradução: Paulo Neves. Folha de S.Paulo, São Paulo, 6 abr. 2003. Seção Mais, pág. 8 (FSP). Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0604200308.htm. Acesso em: 25 set. 2025.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. 2 ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
VIEGAS, Ana Cláudia. O “retorno do autor” – relatos de e sobre escritores contemporâneos In: VALLADARES, Henriqueta Do Coutto Prado (Org.). Paisagens ficcionais: perspectivas entre o eu e o outro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ane Beatriz dos Santos Duailibe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/









