LITERATURA POR APROPRIAÇÃO E CULTURA DIGITAL NO MANIFESTO COPISTA, DE MESSIAS BOTNARO E JOANIM PEPPERONI, PHD

Autores

  • Vitor Cei Santos Doutor em Estudos Literários (UFMG) e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes https://orcid.org/0000-0001-6756-3236

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2023.v16.42162

Palavras-chave:

Joanim Pepperoni, Messias Botnaro, literatura digital, escrita não criativa

Resumo

Resenha da plaquete digital Manifesto Copista, de Messias Botnaro e Joanim Pepperoni, PhD, pseudônimos ou avatares de escritores que permanecem no anonimato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Luis F. Do não criativo ao não próprio: gestos de apropriação na poesia brasileira contemporânea (performar, assinar, arquivar). Texto Poético, v. 19, n. 38, p. 230–256, 2023.

AFONSO-ROCHA, Rick. A fala sem bordas de Messias Botnaro: o terror fascista à procura de um enunciador. In: Resista! Observatório de resistências plurais. Disponível em: https://resistadotblog.wordpress.com/2021/07/27/a-fala-sem-bordas-de-messias-botnaro-o-terror-fascista-a-procura-de-um-enunciador/. Acesso em: 14 dez. 2023.

ANDRADE, Oswald. Manifesto antropófago. Nuevo Texto Crítico, ano XII, n. 23/24, p. 25-31, 1999.

ARENDT, João Claudio. De tudo, à polenta ficarei atento: notas sobre a obra do escritor cocanhês Joanim Pepperoni, PhD. Odisseia, Natal, v. 5, p. 106-126, jul./dez. 2020.

BOLOGNIN, Renan Augusto Ferreira. Simulacros y simulaciones del peor candidato de la historia de la república brasileña: o un análisis del diário da catástrofe brasileira - ano I: o inimaginável foi eleito. In: Libro de actas del II Congreso Internacional de Literatura Brasileña. Salamanca: Universidad de Salamanca, p. 311-324, 2022.

BOTNARO, Messias. Minha luta: obra reunida. Vitória: Cousa, 2020.

BOTNARO, Messias. Armas e rosas: poesia de testemunho por desapropriação. Vitória: Pedregulho, 2022.

CEI, Vitor. Amazon acusa remix literário de plágio e censura livro de Messias Botnaro. Jornal de Letras, n. 271, set. 2021.

COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Tradução Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

GOLDSMITH, Kenneth. Uncreative Writing. Nova York: Columbia University, 2011.

GRANGER. Marx and Engels, 1848. Disponível em: https://www.granger.com/results.asp?inline=true&image=0044119&wwwflag=4&itemx=8. Acesso em 15 set. 2023.

LÍSIAS, Ricardo. Diário da catástrofe brasileira: ano II: um genocídio escancarado. Rio de Janeiro: Record, 2021.

MANZONI, Filipe. Duas provocações sobre as políticas do não original. Texto Poético, v. 19, n. 38, p. 205–229, 2023.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Tradução M. V. Mazzari. Estudos Avançados, v. 12, n. 34, p. 7-46, 1998.

PEPPERONI, Joanim. Obra reunida (2013-2023). Joinville: Clube de Autores, 2022.

PERLOFF, Marjorie. O gênio não original. Trad. A. Scandolara. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.

SCHONS, Carme Regina.; FUKUE, Mário Rafael Yudi. Noções introdutórias sobre a função-avatar e o hiperdiscurso. Signum, v. 15, n. 3, p. 343–360, 2011.

STALLMAN, Richard M. Free Software, Free Society. Boston: GNU, 2002.

VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Belo Horizonte: Relicário, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

CEI SANTOS, V. LITERATURA POR APROPRIAÇÃO E CULTURA DIGITAL NO MANIFESTO COPISTA, DE MESSIAS BOTNARO E JOANIM PEPPERONI, PHD. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, p. 194–198, 2023. DOI: 10.34019/1983-8379.2023.v16.42162. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/42162. Acesso em: 27 abr. 2024.