A POESIA ÉPICA EM CHILD OF LIGHT: O JOGO COMO EPOPEIA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2023.v16.42089

Palavras-chave:

Child of Light, Intermidialidade, Jogos eletrônicos, Literatura, Odisseia

Resumo

O jogo eletrônico está presente no cotidiano de muitas crianças, adolescentes, jovens, até mesmo adultos, que mantêm com o ato de jogar, predominantemente, uma relação de entretenimento e, em outros casos, de competitividade ou atividade econômica. Em inúmeros casos, sobretudo nos jogos do gênero RPG (roleplaying game), o elemento narrativo predomina em relação à parte estrutural. O presente trabalho tem por objetivo analisar o jogo eletrônico Child of Light e compará-lo à epopeia Odisseia, de Homero, identificando as características temáticas e formais do gênero épico, mais especificamente da epopeia, comuns entre essas duas obras. Tal comparação se dará com a intenção de definir tal jogo como uma epopeia digital e, desta maneira, propor seu uso como um recurso para o ensino de literatura na Educação Básica. Em termos teóricos, a pesquisa se ancora em estudos da teoria literária, mídia, jogo, especialmente nos conceitos de intermidialidade segundo Irina Rajewsky; e épico e epopeia em Aristóteles. Em termos metodológicos, é de caráter bibliográfico quanto ao procedimento.

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Biografia do Autor

Olair Muniz Barreto Neto, Instituto Federal Fluminense

Graduando em Letras (Português e Literaturas) pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

MOURA, A. C.; MUNIZ BARRETO NETO, O. A POESIA ÉPICA EM CHILD OF LIGHT: O JOGO COMO EPOPEIA DIGITAL. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 16, n. 2, p. 87–102, 2023. DOI: 10.34019/1983-8379.2023.v16.42089. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/42089. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático