Tourism literacy: construyendo una propuesta de competencias a partir de los mediadores de algarve y sus aportaciones al concepto

Autores/as

  • Sandra Côrtes-Morreira Secretária da Pastoral do Turismo de Portugal (Conferência Episcopal Portuguesa) e Assessora do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve. https://orcid.org/0000-0003-4067-3501
  • M. Amor Pérez-Rodríguez Professora no Departamento de Filologia da Universidade de Huelva https://orcid.org/0000-0001-8312-5412
  • Gabriela Borges Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e editora da Revista Lumina do PPGCOM-UFJF
  • Miguel Lopes-Neto Diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve. Diretor da Pastoral do Turismo - Portugal (Conferência Episcopal Portuguesa). https://orcid.org/0000-0003-0211-344X

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10424331

Palabras clave:

Tourism Literacy, Medios de comunicación, Mediadores

Resumen

El artículo da cuenta de una investigación en curso, que analiza las producciones de los medios de comunicación de tres Organismos de Gestión del Turismo en el Algarve/Portugal (Região de Turismo do Algarve - RTA, Associação de Turismo do Algarve - ATA y Municipio de Faro). El objetivo es poder conceptualizar la Alfabetización Turística, así como las competencias asociadas a la misma y el papel que desempeñan los mediadores implicados en este proceso que les conecta, a través de sus canales de comunicación, con los turistas. A partir de los modelos propuestos por Pérez-Rodríguez y Delgado-Ponce (2012), Ferrés y Piscitelli (2012) y Scolari et. al. (2018) estamos construyendo una propuesta de competencias, señalando el Conocimiento, la Comprensión y la Expresión como dimensiones esenciales para la existencia de una alfabetización en el ámbito de la industria turística, teniendo en cuenta que la Turism Literacy será parte de un proceso de aprendizaje continuo y holístico, integrado en una nueva ecología de alfabetizaciones múltiples.

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Biografía del autor/a

Sandra Côrtes-Morreira, Secretária da Pastoral do Turismo de Portugal (Conferência Episcopal Portuguesa) e Assessora do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve.

Licenciada em Comunicação Social (Universidade Nova de Lisboa, 1993); Mestre em Comunicação Educacional (Universidades do Algarve e de Lisboa, 2007) e em Educação Multicultural (Universidade de Huelva, 2008); Doutoranda do Doutoramento Interuniversitário em Comunicação (Universidade de Huelva/Espanha, 2022). Membro da Rede Interinstitucional Euroamericana de Competência Mediática para a Cidadania e da RED Encuentra tu Par. Integrou o CIAC – Centro de Investigação para as Artes e Comunicação da Universidade do Algarve. Secretária da Pastoral do Turismo de Portugal (Conferência Episcopal Portuguesa) e Assessora do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve. https://orcid.org/0000-0003-4067-3501 [ sandra.cristinamoreira@alu.uhu.es ]

M. Amor Pérez-Rodríguez, Professora no Departamento de Filologia da Universidade de Huelva

Professora no Departamento de Filologia da Universidade de Huelva. Membro do Grupo de Investigação Agora, do Grupo Comunicar e da rede Alfamed. Editora assistente da revista Comunicar. Os seus interesses de investigação são a literacia mediática, a competência mediática, as novas línguas e narrativas de comunicação, e a formação de professores de línguas e literatura. Publicou vários livros, capítulos de livros, e artigos científicos (h-index, 29). Está atualmente a trabalhar em vários projetos de investigação internacionais e nacionais sobre literacia mediática e narrativa digital. https://orcid.org/0000-0001-8312-5412 [ amor.perez@dfesp.uhu.es ]

Gabriela Borges, Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e editora da Revista Lumina do PPGCOM-UFJF

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com estágios de investigação na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Estágios de pós-doutoramento (2005-08 e 2019-20) sobre televisão de qualidade e literacia mediática no CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) da Universidade do Algarve, onde atualmente leciona em cursos de licenciatura, mestrado e no Doutoramento em Média-Arte Digital e atua como investigadora integrada do CIAC. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil e do Doutoramento em Comunicação da Universidade de Huelva, Espanha. Membro da Rede Interinstitucional Euroamericana de Competência Mediática para a Cidadania (ALFAMED), sendo coordenadora da equipe brasileira e da Rede Obitel Brasil. Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e editora da Revista Lumina do PPGCOM-UFJF [ gabriela.borges0@gmail.com ]

Miguel Lopes-Neto, Diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve. Diretor da Pastoral do Turismo - Portugal (Conferência Episcopal Portuguesa).

Licenciado em Teologia (Universidade Católica Portuguesa, 2006). Doutorado em Teologia/Teologia Prática (Universidade Católica Portuguesa, 2017). Doutorando do Doutoramento Interuniversitário em Comunicação (Universidade de Huelva/Espanha, 2022). Autor de Igreja e Encontro na Estrada Digital - Perspectivas Teológicas a partir do estudo de Manuel Castells (2017). Diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve. Diretor da Pastoral do Turismo - Portugal (Conferência Episcopal Portuguesa). Membro da Rede Interinstitucional Euroamericana de Competência Mediática para a Cidadania. https://orcid.org/0000-0003-0211-344X [ miguel.lopes@alu.uhu.es ]

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Publicado

2023-12-21

Cómo citar

Côrtes-Morreira, S. ., Pérez-Rodríguez, M. A. ., Borges, G. ., & Lopes-Neto, M. . (2023). Tourism literacy: construyendo una propuesta de competencias a partir de los mediadores de algarve y sus aportaciones al concepto. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 13(Special Issue). https://doi.org/10.5281/zenodo.10424331