Transformações da Paisagem Patrimonial Induzidas por Políticas Públicas Urbanas e Turísticas em Espaços Públicos na Cidade de São Luís (Maranhão)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.6632580Palavras-chave:
Centro Histórico de São Luís, Largo do Carmo, Paisagem patrimonial, Praça João Lisboa, TurismoResumo
Este trabalho está dedicado a colaborar com uma discussão pertinente aos interesses investigativos da ciência geográfica, pois, traz à tona uma análise a respeito dos processos de transformação pelos quais passam o espaço urbano. Nesse sentido, usou-se como recorte espacial analítico do referido fenômeno, a cidade de São Luís (Maranhão, Brasil), de maneira específica, através da praça João Lisboa e o Largo do Carmo, ambientes localizados no centro histórico da capital maranhense que é reconhecido como patrimônio mundial pela UNESCO. Destarte, tratam-se de locais de suma relevância para a sociedade local, pois preservam uma paisagem patrimonial, que datam do período colonial da urbe. Assim, temos como objetivo de pesquisa: analisar as alterações paisagísticas dessas áreas a partir de intervenções de cunho turístico. Para êxito, realizou-se pesquisa bibliográfica, análise em políticas públicas e atividades de campo. Como resultados, constatou-se que embora os locais preservem suas configurações paisagísticas, em razão de seus tombamentos, suas dinâmicas de uso e ocupação foram modificadas pela inserção do turismo nos lugares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.