As Mídias Sociais e os Influenciadores Digitais na Promoção de Destinos Turísticos

Authors

  • Bruna Laura Santos de Andrade IESF - UNICE
  • Dambergh da Mota FLATED
  • Hanuzia Pereira Ferreira UECE
  • André Riani Costa Perinotto UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI - Campus Parnaíba - Curso de Turismo; e UECE

DOI:

https://doi.org/10.34019/2238-2925.2018.v8.3213

Keywords:

Redes Sociais, Influenciadores Digitais, Marketing, Destinos Turísticos

Abstract

O objetivo do estudo foi analisar o papel do influenciador digital no processo de escolha do destino turístico pelos usuários de redes sociais. As mídias sociais e os influenciadores digitais se transformaram em estratégias de marketing para a promoção de destinos turísticos. As viagens são práticas comuns desses profissionais que, mesmo em geral não possuindo formação acadêmica ou atuação profissional na área de turismo, viajam em busca de conteúdo e cenários para suas publicações. Para subsidiar a base conceitual elaborou-se pesquisa exploratória e descritiva, e como procedimento técnico para coleta de dados realizou-se pesquisa de campo com aplicação de questionários quali-quantitativos. Verificou-se que sob a ótica dos consumidores digitais a influência daqueles profissionais em despertar o desejo de consumidores em conhecer novos destinos, pois as publicações são consideradas experiências de consumo e estes possuem, mesmo com posts patrocinados, um nível satisfatório de confiabilidade dos seguidores.

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Author Biographies

Bruna Laura Santos de Andrade, IESF - UNICE

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará (2018), Especialista em Turismo e Hospitalidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2014), Especialista em Marketing pela Universidade de Fortaleza (2011) e Bacharel em Turismo pela Universidade de Fortaleza (2008). Coordenadora Acadêmica e Docente do curso de Bacharelado em Turismo da UNICE Ensino Superior. Interesse nas áreas de Turismo e Marketing. Endereço de correspondência: Rua 33, 1347 - Bairro Vila Velha, Fortaleza / Ceará / Brasil. CEP: 60348-170. [ bruna.laura@uol.com.br ]

Dambergh da Mota, FLATED

Mestrando em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará (Conclusão em 2019), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Latino Americana de Educação (2015), Graduado em Tecnologia em Hotelaria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2014). Coordenador Acadêmico e Docente do curso de Bacharelado em Turismo da Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Interesse nas áreas de Turismo, Hotelaria e Eventos. Endereço de correspondência: Rua Quintino Cunha, 1027, Apto 302 – Bairro Jardim América, Fortaleza / Ceará / Brasil. CEP: 60416-104. [ dambergh.mota@gmail.com ]

Hanuzia Pereira Ferreira, UECE

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2015), Especialista em Tecnologias e Educação à Distância pelo Centro Universitário Paulista Barão de Mauá (2014), Graduada em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE (2011). Graduada em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2013). Pesquisadora do Observatório Juventude, Educação Profissional e Trabalho- JEPTRA/UECE. Docente na Universidade Estadual do Ceará no curso de Especialização em Gestão Pública pelo Programa Nacional de Formação em Administração - PNAP/UECE. Interesse nas áreas de Políticas Públicas, Educação Profissional, Turismo e Hotelaria. Endereço de correspondência: Av. Santos Dumont, nº.6.400, Edifício Barlavento, Bloco C, Apto. 203. Bairro Cocó, Fortaleza/Ceará/Brasil, CEP. 60192-022. [ hanuzia@gmail.com ]

André Riani Costa Perinotto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI - Campus Parnaíba - Curso de Turismo; e UECE

Doutor em Ciências da Comunicação (Processos Midiáticos) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) 2013. Mestre em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro) 2006. Especialista em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SP) 2004. Bacharel em Turismo, Graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) 2002.  Professor - D. E. (Efetivo) – Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI, Parnaíba). Professor Permanente do Mestrado em Gestão em Negócios Turísticos pela UECE. Possuí interesse nas áreas de Turismo e Comunicação; Mídias e Turismo; Turismo e Tecnologias (TICs). Endereço: Av. São Sebastião, 2819 (Reis Velloso). CEP: 64202-020 – Parnaíba – PI (BRASIL). [ perinotto@ufpi.edu.br ]

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Published

2018-09-30

How to Cite

Andrade, B. L. S. de, Mota, D. da, Ferreira, H. P., & Perinotto, A. R. C. (2018). As Mídias Sociais e os Influenciadores Digitais na Promoção de Destinos Turísticos. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 8(2), 32–42. https://doi.org/10.34019/2238-2925.2018.v8.3213

Issue

Section

ESTUDOS DE CASO / CASE STUDY / ANÁLISIS DE CASO