Impactos da Pandemia de Covid-19 no Segmento Ecoturístico no Estado do Amazonas, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5770250Resumo
A pandemia de COVID-19 afetou o turismo no mundo inteiro. Este artigo avalia os impactos da pandemia em empresas e profissionais relacionados ao ecoturismo no estado do Amazonas, Brasil. Para tanto, enviamos um questionário estruturado online para trabalhadores do setor, cuja participação foi voluntária e anônima. Obtivemos 44 respostas oriundas de sete macrorregiões do Estado, sendo a maioria composta por guias e trabalhadores atuantes no mercado há mais de 15 anos. Para 91% dos respondentes, a pandemia afetou totalmente o faturamento pessoal ou da empresa. Estratégias para minimizar os impactos foram adotadas em 97% dos casos, como cancelamento ou remarcação de data. A previsão de faturamento no restante de 2020 era muito alta para 38,6% dos respondentes. A previsão de recuperação orçamentária é de ao menos dois anos para 43,2% dos casos. Os profissionais ligados ao ecoturismo no Amazonas foram afetados em suas atividades e a perspectiva é de uma recuperação lenta, acarretando vulnerabilidade da atividade. A atual imagem do Brasil no exterior, referente à fraca implementação de ações mitigadoras dos efeitos da pandemia, representa um risco para a atividade no Amazonas. Políticas públicas são essenciais para a recuperação do ecoturismo e para a valorização dos diferentes atores e empreendimentos relacionados a este segmento turístico.
Palavras-chave: Amazônia. Coronavírus; Isolamento Social; Turismo; Unidade de Conservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









