Medição da Percepção dos Residentes Sobre o Uso da Cozinha Local para o Turismo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.6828455Palavras-chave:
Culinária, Sustentabilidade Alimentar, Turismo GastronômicoResumo
Embora o papel da culinária local no desenvolvimento do turismo seja claramente reconhecido, o número de estudos que medem as abordagens da população local para a apresentação da culinária local aos turistas é limitado. O objetivo deste estudo é desenvolver uma escala que identifique as perspectivas dos moradores indígenas residentes em regiões turísticas para o uso da culinária local como produto turístico. O estudo tem como foco a percepção dos moradores indígenas sobre o desenvolvimento do turismo na região e a utilização de elementos locais para fins turísticos. Desta forma, os dados foram coletados de autoridades locais e moradores de Mudurnu / Bolu / Turquia por meio de entrevistas semiestruturadas e técnica de questionário. A validade da escala foi testada submetendo os dados à análise estatística. Os achados comprovaram que a escala, formada por 24 de 25 afirmações obtidas em revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas, é uma medida válida do uso de alimentos locais para fins turísticos. A visão dos indígenas emerge no âmbito da cultura, economia, promoção, proteção, emprego e degeneração da cultura culinária. É de grande importância para a sustentabilidade do turismo gastronômico identificar a visão dos moradores indígenas quanto ao uso da alimentação local nos destinos turísticos. Este estudo contribuiu para a literatura sobre a medição da visão dos moradores indígenas sobre a apresentação da culinária local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.