O Efeito da Personalidade Próativa e Locus de Controle no Comportamento Inovador do Trabalho: o Papel Mediador do Engajamento no Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5821836Palavras-chave:
Personalidade Pró-ativa, Locus de Controle, Comportamento Inovador do Trabalho, Engajamento no Trabalho, Empregados de Alimentos e BebidasResumo
O objetivo do estudo é testar o efeito mediador do engajamento no trabalho sobre o efeito de traços de personalidade proativos e locus de controle sobre comportamentos empresariais inovadores. Um estudo de campo foi realizado e os dados foram coletados através da técnica de levantamento a fim de analisar a nível empírico o modelo de equação estrutural criado para este fim. O universo da pesquisa é formado por empregados que prestam serviços em departamentos de alimentos e bebidas de empresas hoteleiras, onde atividades complexas e complicadas são desenvolvidas, exigindo uma grande necessidade de mão-de-obra qualificada. De acordo com os resultados obtidos nos resultados da pesquisa aplicada aos empregados que prestam serviços no departamento de alimentos e bebidas dos hotéis localizados na província de Antalya, que é um dos destinos turísticos mais importantes da Turquia, as características de personalidade proativa dos Empregados e seu nível de comprometimento afetam positivamente sua tendência de mostrar um comportamento empreendedor inovador; a personalidade pró-ativa e o local de controle interno tiveram um efeito positivo e significativo no engajamento no trabalho; entretanto, o efeito mediador do locus de controle externo sobre o comportamento empresarial inovador não foi detectado como significativo.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.