Covid-19 e o Fim da Pesquisa em Turismo? Novas Formas de Turismo no Estado de Emergência
Resumo
O recente surto de vírus COVID-19 (SARS-COV2), um novo vírus da família Coronavírus, trouxe conseqüências indescritíveis para o comércio global, as mobilidades e até mesmo para a indústria do turismo. Em certa medida, algumas vozes alertaram sobre a idéia de que provavelmente o turismo seria radicalmente deslocado, ou os estudiosos testemunhariam o fim do turismo como era conhecido antes da COVID-19. Certamente, vários estudos serão publicados nos próximos anos sobre os efeitos deste vírus na indústria do turismo e da hospitalidade. Este artigo explora as mudanças e desafios da pesquisa e epistemologia do turismo nos anos vindouros. A pesquisa de turismo atual se baseia na necessidade de pedir (entrevistar turistas) para testar hipóteses operacionais. Desse ponto de vista, o turista parece ser a principal fonte de informação para a consolidação da pesquisa em turismo. Naturalmente, seguindo este raciocínio, a falta de atividade e o cancelamento de vôos e reservas implicam no fim da pesquisa de turismo. Este trabalho conceitual enfoca a natureza complexa do turismo como uma atividade resiliente, bem como o surgimento de novas formas de turismo que certamente irão questionar a disciplina.
Palavras-chave: COVID-19; Mobilidades; Crises; Turismo; Fim da pesquisa em turismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.