Utilização da Cultura e do Patrimônio para o Desenvolvimento da Oferta Turística:

Ensaio acerca de Trilhas e Caminhadas de Longa Distância, com os Casos do Caminho de Sabarabuçu (Brasil) e do Caminho da Muralha de Adriano (Inglaterra)

Autores

  • Andre Fontan Kohler Universidade de São Paulo / USP

DOI:

https://doi.org/10.34019/2238-2925.2021.v11.30266

Resumo

O objeto de estudo são as trilhas e caminhadas de longa distância, tomando, para fins de discussão, crítica e exemplo, iniciativas já implantadas no Reino Unido e Brasil. Objetivam-se listar e comentar os principais elementos que formam essas trilhas, e discutir quais são os cuidados que seu proponente precisa ter para sua criação, promoção e manutenção. Esses elementos são abordados nos seguintes grupos: i) acesso, meios de hospedagem, alimentos e bebidas e firmas especializadas; ii) conservação e sinalização, interpretação patrimonial e infraestrutura; e iii) sazonalidade turística e festas e eventos. O trabalho foi escrito e estruturado a partir, principalmente, da experiência pessoal do autor, como um ensaio. Sua natureza é normativa; considera-se que a implantação de trilhas de longa distância é uma boa alternativa para vários municípios e regiões brasileiros. Destacam-se quatro considerações finais: (1) essas trilhas permitem aproveitar turisticamente localidades que, de outra forma, permaneceriam o destino de um punhado de aficionados; (2) não basta apenas montar a trilha; cumpre sempre fazer sua conservação e manutenção, o que não tem ocorrido no Brasil; (3) a trilha pode e deve ser promovida com elementos que aumentem sua atratividade, a exemplo de festivais e centros de interpretação patrimonial; (4) o patrimônio cultural e natural da trilha são elementos importantes, mas muitos turistas e visitantes interessam-se por elementos considerados banais para os habitantes locais, por exemplo, um campo com criação de ovelhas.

Palavras-chave: Turismo Cultural; Trilhas De Longa Distância; Caminhada; Reino Unido; Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Fontan Kohler, Universidade de São Paulo / USP

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo/FAU-USP (2011). Mestre em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas/FGV-EAESP (2005). Graduação em Administração pela FGV-EAESP (1999). Professor Assistente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), vinculado ao Curso de Bacharelado em Lazer e Turismo e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas. CV: http://lattes.cnpq.br/9685238346639549 Email: afontan@usp.br

Downloads

Publicado

2021-06-02