Paradoxo da Autenticidade: um Exame sobre Gastronomia Local
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5771024Resumo
A gastronomia local oferece autenticidade, um elemento importante na experiência turística. No entanto, alguns turistas não conseguem experimentar os produtos gastronômicos em sua forma autêntica. Este problema se deve ao tipo de turista, ao nível de importância da gastronomia e à busca por autenticidade. Para atender a um variado número de turistas, os produtores gastronômicos locais fazem mudanças na essência dos produtos. Este estudo pretende investigar o processo de mudança de autenticidade de produtos gastronómicos, oferecidos no contexto do turismo, e desenvolver uma compreensão das causas e custos da deterioração. Metodologicamente, a literatura existente foi avaliada com inferências conceituais. Como os resultados sugerem, as mudanças começam com a exploração do turismo, seguida pela deterioração relacionada ao turismo. Após a deterioração, se o processo de recuperação for realizado, o retorno à forma exata de autenticidade parece não ser possível. Novas formas alternativas de autenticidade são mais prováveis de ocorrer. Além disso, perspectivas equivocadas, como considerar medidas preventivas de recuperação como ações de curto prazo, podem levar à deterioração novamente, como em uma espiral. Aumentar a conscientização para evitar essa espiral é a proposta crítica deste estudo para os destinos. Abrir novos horizontes para o fenômeno da autenticidade e derrubar a ideia de que os turistas são o único motivo de deterioração são contribuições à literatura. As mudanças que levam à deterioração também são de responsabilidade da população local.
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