A Competitividade Turística entre as Regiões Brasileiras

  • Juliana Przybyszewski Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil).
  • Paula Odete Fernandes Polytechnic Institute of Bragança (Portugal) UNIAG (Portugal) NECE (Portugal) http://orcid.org/0000-0001-8714-4901
  • Aurea Cristina Magalhães Niada Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Competitividade Turística, Análise da Quota de Mercado, Regiões Brasileiras.

Resumo

O turismo é uma atividade económica com grande destaque a nível global. Além de ser chave para o desenvolvimento económico, é também responsável por grande parte da criação de empregos em todo o mundo. A elaboração de estratégias para este setor está intimamente ligada ao estudo da competitividade turística, sendo assim o presente trabalho tem como objetivo principal a análise do desempenho e da competitividade turística entre as regiões brasileiras por principais mercados emissores. Para tanto, buscou-se os dados das chegadas mensais por vias de acesso para o período de 2011 a 2015. A metodologia deu-se pela utilização do instrumento de Análise da Quota de Mercado, desenvolvido por Faulkner (1997) e a Dissemelhança para melhor avaliar a disparidade entre os destinos nos principais mercados emissores.  Os resultados evidenciam que as regiões apresentam diferentes índices de competitividade para as suas diversas origens, concluindo assim que os destinos turísticos brasileiros diferem-se entre si e possuem níveis competitivos distintos.

Biografia do Autor

Juliana Przybyszewski, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil).
Mestre em Gestão das Organizações, pelo Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Paula Odete Fernandes, Polytechnic Institute of Bragança (Portugal) UNIAG (Portugal) NECE (Portugal)
Paula Odete Fernandes (PhD in Economics and Management, 2005) and Full Professor of Management at the Polytechnic Institute of Bragança (IPB) - Portugal. She teaches several courses in the area of Management, since 1992. She is researcher of NECE (UBI) and Scientific Coordinator of UNIAG (Applied Management Research Unit). She is Head of the Master in Management, operating under Northern Polytechnics Association (APNOR) and President of the Scientific Commission of this Master (the APNOR includes 4 Public Institutions of Higher Education in Portugal). Her research interests include: Tourism, Management, Artificial Neural Network, Entrepreneurship, Econometric Modeling, Marketing Research, Corporate Social Responsibility and Applied Research Methods. She participated in 11 international projects I&D and has more than 180 publications in proceedings and scientific journals with referee. She is reviewer of scientific journals and scientific international and national conferences. Also, is Vice-President of the Technical-Scientific Council of the ESTiG-IPB, since July 2009, Member of the Technical-Scientific Council of IPB, since March 2009 and Member of the General Council of IPB, since March 2005.
Aurea Cristina Magalhães Niada, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Mestre e doutora em Administração na UFPR, linha de pesquisa Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela UNIVEL (2006). Atualmente é professora e coordenadora do curso de Administração da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), atuando com disciplinas de marketing.

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Publicado
2017-10-31