Indicadores para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Base Comunitária: Um Estudo de Caso da Comunidade do Quilombo do Campinho da Independência, Paraty, Rio de Janeiro.

Authors

  • Thaís Rosa Pinheiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Keywords:

Turismo de base comunitária, Indicadores, Quilombo

Abstract

O turismo de base comunitária se caracteriza pela participação da comunidade no desenvolvimento da atividade turística, contribui para a valorização da identidade local e preservação do território. É uma alternativa ao modelo de turismo tradicional, que quando voltado somente para o crescimento econômico, afeta os destinos receptores, excluindo a cultura local. Tem como proposta o conceito de desenvolvimento sustentável, que aplicado ao turismo contribui também para a geração de emprego e renda para as comunidades receptoras. Possui desafios socioeconômicos e ambientais que remetem a necessidade de propiciar melhores condições de vida a comunidade local. O objetivo geral deste artigo é, a partir de um estudo de caso, propor um conjunto de indicadores de sustentabilidade para monitoramento da atividade turística no quilombo do Campinho da Independência e ressalta a importância de incluir áreas quilombolas dentro do setor censitário do IBGE. Apresenta como metodologia um estudo bibliográfico que busca identificar um conjunto de indicadores para a atividade turística, incorporados dentro das dimensões da sustentabilidade com base nos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) e referencial teórico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Thaís Rosa Pinheiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda da Pós Graduaçao em Memória Social na UNIRIO e bolsista Capes.Formada em Biblioteconomia e Turismo, com Especializaçao em Economia, Turismo pela UFRJ e Cultura e Análise Ambiental e Gestao do Território pela ENCE/IBGE.

References

BARRETO, Margarita. Turismo e Legado Cultural. Campinas, SP: Papirus, 2000.
BARTHOLO, R. (2009). Utilização de sustentabilidade na análise de destinos turísticos. Disponível em: <[http://www.ivt-rj.net/ ivt/edt/upl/relatorio_geral_cnpq.pdf], (acessado em 08 de agosto de 2012).
BELLEN, Hans Michel van. Indicadores de sustentabilidade: uma análise comparativa. 2. ed. 3. reimp. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
HANAI, F. Y. Sistemas de Indicadores de Sustentabilidade: uma aplicação ao contexto de desenvolvimento do turismo na região de Bueno Brandão, estado de Minas Gerais, Brasil. 2009. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental – Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) – Universidade de São Paulo (USP), São Carlos – SP, 2009.
IBGE. (2012). Indicadores de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em<[http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/re- cursosnaturais/ids/default_2012.shtm],> acessado em 15 de agosto de 2012.
IRVING, Marta de Azevedo, MENDONÇA, Teresa Cristina de Miranda. Realidades e desafios na construção de projetos turísticos de base comunitária. In: TREVISAN, Salvador D. P. Comunidades Sustentáveis: a partir do turismo com base local. Ilhéus: Editus, 2006.p. 86-101.
KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer das viagens. São Paulo: Aleph, 2001.
MEADOWS, D. (1998). Indicators and information systems for sustainable development: a report to the Balaton Group. Hartland: The Sustainability Institute.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Cartilha “Turismo de Base Comunitária”. Ministério do turismo, Governo Federal e Instituto Casa Brasil de Cultural, 2009.
MINISTÉRIO DO TURISMO. Programas de Regionalização do Turismo, 2010. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/regionalizacao_turismo/estruturacao_segmentos/turismo_cultural.html.> Acesso em 20 ago 2012.
ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE TURISMO. Indicadores de desarrollo sostenible para los destinos turísticos : guía práctica. Madrid: OMT, 2005, 545.
PLANO NACIONAL DE TURISMO 2003-2007<http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/plano_nacional_turismo_2003_2007.pdf> Acesso 2/02/2012.
PLANO NACIONAL DO TURISMO-UMA VIAGEM DE INCLUSAO 2007-2010< http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/plano_nacional/downloads_plano_nacional/PNT_2007_2010.pdf> Acesso 2/02/2012.
SANSOLO, D. G.; BURSZTYN, I. Turismo de base comunitária: potencialidade no espaço rural brasileiro. In: BARTHOLO, R.; SANSOLO, D. G.; BURSZTYN, I. (Orgs.). Turismo de base comunitária: diversidade de olhares e experiências brasileiras. Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009.
SEPPIR, 2008 Disponível em: http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2008/06/avancos_campinhoindp. > Acesso em 7 nov 2012.

Published

2014-05-15

How to Cite

Pinheiro, T. R. (2014). Indicadores para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Base Comunitária: Um Estudo de Caso da Comunidade do Quilombo do Campinho da Independência, Paraty, Rio de Janeiro. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 4(1), 61–71. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3037

Issue

Section

PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH / INVESTIGACIÓN EMPÍRICA