Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970)

Authors

  • Miriane Sigiliano Frossard Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carla Fraga Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2238-2925.2018.v8.3177

Keywords:

Consumo, Publicidade, Turismo, Ferrovia

Abstract

O objetivo deste estudo é analisar, exploratoriamente, os sentidos e significados relacionados ao turismo presentes nos anúncios publicitários (cartazes) das ferrovias no Reino Unido a fim de apreender as representações a respeito do turismo e do transporte ferroviário em seu contexto sociocultural e histórico. Para isso, tomou-se da semiótica de Roland Barthes como método de análise de um conjunto de seis cartazes ferroviários produzidos e veiculados no Reino Unido no período de 1890 e 1970, tendo como base a teoria da transferência de significados apresentada por McCracken. O estudo evidenciou a forte relação histórica entre o desenvolvimento do transporte ferroviário e a evolução do turismo, estando a ferrovia atrelada não apenas a serviços como hospedagem e agenciamento, mas também como promotores de destinações turísticas e de seus significados simbólicos. Também se observou que, apesar de geralmente explorar atrativos e destinos, em alguns momentos, significados utilitários próprios dos meios de transporte foram ressaltados, como pontualidade e rapidez.

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Author Biographies

Miriane Sigiliano Frossard, Universidade Federal de Juiz de Fora

D.Sc. em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013), M.Sc. Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), Bacharelado em Turismo pela Fundação Educacional São José (2001). Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Professora Adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Turismo, Consumo e Religião. Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF / Instituto de Ciências Humanas - ICH / Departamento de Turismo.  Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário.  Bairro São Pedro – CEP: 36036-900 – Juiz de Fora – MG. [ miriane.frossard@ufjf.edu.br ]

Carla Fraga, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

D.Sc. (2011) e Mestra (2008) ambos em Ciências em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes (PET) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. MBA em Gestão e Empreendimentos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2005). Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2004). Professora Adjunto do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Areas de interesse: Transportes e Turismo. Endereço: Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Av. Pasteur, 458. Sala 414. Prédio do CCH. Urca. Rio de Janeiro - RJ. CEP: 22290-240. [ carla.fraga@unirio.br ]

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Published

2018-09-30

How to Cite

Frossard, M. S., & Fraga, C. (2018). Turismo, Ferrovia e Publicidade: a construção de sentidos e significados nos cartazes ferroviários do Reino Unido (1890-1970). Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 8(2), 43–55. https://doi.org/10.34019/2238-2925.2018.v8.3177

Issue

Section

ESTUDOS DE CASO / CASE STUDY / ANÁLISIS DE CASO