O Desenvolvimento de Competências no Setor Hoteleiro Capixaba

  • Andreza Sampaio de Mello Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Thiago Duarte Pimentel Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alfredo Rodrigues Leite da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariana Pereira Chaves Pimentel Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Competências, Desenvolvimento Profissional, Setor Hoteleiro

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar quais são as competências profissionais requeridas pelo setor turístico e analisar como os trabalhadores deste setor adquirem essas competências. Para tanto, recorreu-se ao arcabouço teórico da gestão de competências, focalizando nas definições de Le Boterf (2003) e de Zarifan (2003). Para legitimar empiricamente essa discussão foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 06 gestores e 12 funcionários de hotéis da cidade de Vitória/ES. Os dados qualitativos foram tratados a partir da técnica de análise de conteúdo (AC), o que permitiu compreender o significado de determinadas construções, escolhas e posicionamentos individuais frente às oportunidades abertas pelo mercado turístico do setor hoteleiro. Diante das considerações feitas neste estudo, foi possível concluir que as competências do tipo, saber falar outros idiomas e ter um curso técnico específico para determinado cargo são as mais requeridas pelo setor hoteleiro. Já o modo como os trabalhadores adquirem essas competências está essencialmente ligadas ao ambiente de trabalho, o que implica a necessidade de se pensar a influência desse espaço sobre a socialização e assimilação de conhecimentos por parte dos trabalhadores, bem como se repensar como está ocorrendo a formação deste tipo de profissional e sua relação com a prática.

Biografia do Autor

Andreza Sampaio de Mello, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na linha de pesquisa Gestão Humana e Social.
Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora
Professor Assistente do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutorando em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Alfredo Rodrigues Leite da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo
Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Mariana Pereira Chaves Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora
Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Publicado
2013-08-12
Seção
RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH RESULTS / RESULTADOS DE INVESTIGACIÓN EMPÍRICA