Turkey’s Food Image, Travelers’ Revisit Intention and Tourist Expenditures

Turkey's Food Image

  • Ramazan EREN Akdeniz University

Resumo

Este artigo visa explorar a imagem gastronômica da Turquia, avaliando as perceções dos visitantes e seu impacto na intenção de revisitar o país. A imagem gastronômica pode ser definida como as crenças, sentimentos e impressões dos viajantes sobre alimentos e bebidas, estabelecimentos de alimentos e bebidas, cultura culinária e atividades relacionadas com alimentos e bebidas de um determinado destino. As questões fundamentais desta pesquisa foram identificar: se há existência ou não de uma relação entre imagem gastronómica, satisfação do turista e intencionalidade em revisitar o destino; também procurou-se determinar a intenção de o visitante participar em atividades de turismo gastronômico e qual o gasto médio dos visitantes com alimentos e bebidas. Foram distribuídos 407 questionários a visitantes estrangeiros viajando na Turquia. Foi possível determinar que a imagem gastronómica é percecionada em três dimensões: cultura culinária e alimentar, atividades gastronómicas e estabelecimentos de alimentos e bebidas. Os visitantes estão muito satisfeitos com a comida, bebida e restaurantes na Turquia e interessam-se pela gastronomia local. Os resultados mostram que os alimentos e bebidas dos quais os visitantes mais se lembram são Kebap, Rakı, Döner, Aubergine e Baklava. A imagem gastronómica do destino afeta a intenção de o turista revisitar o destino. Durante a estadia na Turquia, o gasto médio dos visitantes com alimentos e bebidas é de $ 575, o que representa 18,9% do orçamento de férias. A gastronomia é um fator determinante na satisfação dos visitantes, mesmo que, por si só, não seja uma atração turística. Os visitantes tendem a participar em atividades relacionadas com a gastronomia durante as suas viagens.

Publicado
2019-11-25