e-Val
um protótipo para análise e avaliação de níveis de interatividade em itens digitais
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.36983Palavras-chave:
Itens digitais, Itens digitais interativos, Instrumento de avaliação da interatividade, e-ValResumo
O trabalho tem como objetivo apresentar o instrumento “e-Val: Avaliação da Interatividade em Itens Digitais”, um protótipo que diagnostica os níveis de interatividade de itens digitais. O e-Val é fruto da pesquisa realizada pelas autoras no período de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021 e compreendeu, na revisão teórico-bibliográfica, na definição dos elementos tecnológicos e pedagógicos responsáveis pela interação, bem como dos indicadores com índices de relevância e critérios com níveis de interatividade. Na sequência, ocorreram o desenvolvimento e a prototipagem do instrumento e a validação por meio da análise em itens digitais disponíveis nas plataformas MathemaTIC e TAO. Os resultados obtidos mostraram que o instrumento é eficaz não só para auxiliar os desenvolvedores de itens digitais quanto ao planejamento e design da interatividade, como também para a análise do nível de interatividade em itens já desenvolvidos. Quanto à análise dos itens digitais disponíveis nas plataformas citadas, estes apresentam variados níveis de interatividade. A plataforma MathemaTIC, voltada para atividades de aprendizagem no cotidiano escolar, apresenta design mais atrativo, elementos de gamificação, e o uso do e-Val apontou para níveis de média e alta interatividade. Já os itens digitais produzidos pelas equipes do CAEd/UFJF com a plataforma TAO, apresentam baixa interatividade. As análises mostraram que ainda há prevalência da transposição dos itens desenvolvidos em meio impresso para o meio digital, com foco para os conteúdos específicos e/ou ações em que a interatividade é trivializada por objetos ou opções de respostas clicáveis e sequências lineares de navegação, bem como raras associações entre conhecimentos, pares ou estratégias didático-pedagógicas para se chegar às respostas possíveis.
Downloads
Referências
BELLONI, Maria. Luiza. Educação a Distância. 2. ed. Campinas/SP: Ed. Autores e Associados, 2001.
BRUNO, Adriana Rocha. A aprendizagem do educador: estratégias para a construção de uma didática on-line. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/9974/1/Adriana%20Rocha%.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
BRUNO, Adriana Rocha. Relatório de atividades de pesquisa em avaliação 2016-2019/Outubro. CAEd, 2019a.
BRUNO, Adriana Rocha. Relatório de atividades de pesquisa em avaliação 2018-2019/Outubro. CAEd, 2019b.
BRUNO, Adriana Rocha. Travessias invisíveis: plasticidade, diferença e aprendizagem em redes rizomáticas de formação de adultos educadores nos ambientes online. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DO ENSINO: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente, 15, 2010. Anais eletrônicos ... Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Disponível em: http://endipe.fae.ufmg.br/livros/Livro_3. Acesso em: 15 jan. 2021.
FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas-SP: Papirus, 1997.
PALLOFF, Rena M., PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para sala de aula online. Trad. V. Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PASSOS, Paula Caroline Schifino Jardim; BEHAR, Patricia Alejandra. Interação e Interatividade através das interfaces de materiais educacionais digitais. Novas Tecnologias na Educação - CINTED-UFRGS, v.9, n.1, jul. 2011.
PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância: experiências e estágio da discussão numa visão internacional. Trad. I. Kayser. S. Leopoldo/RS: Editora Unisinos, 2003.
PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista Farmecos, n.12, jan. 2000. p. 81-92.
SCORTEGAGNA, Liamara. Relatório de atividades de pesquisa em avaliação 2020-2021/Março. CAEd, 2020.
SILVA, Marco. Que é interatividade. Boletim técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, mai/ago. 1998. p. 27-35.
SILVA, Marco. Sala de aula Interativa: educação, comunicação etc. 7. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2014.
SILVA, Marco. (org). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo, Edições Loyola, 2003.
SILVA, Marco; SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
SILVER, Kevin. What Puts the Design in Interaction Design. 2007. Disponível em: https://www.uxmatters.com/mt/archives/2007/07/what-puts-the-design-in-interaction-design.php. Acesso em: 16 jul. 2020.
SMITH, Gillian Crampton. Foreword: What is interaction design. In Designing interactions. Cambridge, MA: MIT Press, 2007. Disponível em: http://www.designinginteractions.com/downloads/DesigningInteractions_foreword.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.
SIMS, Rod. Interactivity: a Forgotten Art? Computer in Human Behavior, v. 13, n. 2, may. 1997. p. 157- 180.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Liamara Scortegagna; Adriana Rocha Bruno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.