e-Val

um protótipo para análise e avaliação de níveis de interatividade em itens digitais

Autores

  • Liamara Scortegagna Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil http://orcid.org/0000-0001-6825-4945
  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Escola de Educação/Departamento de Didática, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu/UNIRIO), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.36983

Palavras-chave:

Itens digitais, Itens digitais interativos, Instrumento de avaliação da interatividade, e-Val

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar o instrumento “e-Val: Avaliação da Interatividade em Itens Digitais”, um protótipo que diagnostica os níveis de interatividade de itens digitais. O e-Val é fruto da pesquisa realizada pelas autoras no período de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021 e compreendeu, na revisão teórico-bibliográfica, na definição dos elementos tecnológicos e pedagógicos responsáveis pela interação, bem como dos indicadores com índices de relevância e critérios com níveis de interatividade. Na sequência, ocorreram o desenvolvimento e a prototipagem do instrumento e a validação por meio da análise em itens digitais disponíveis nas plataformas MathemaTIC e TAO. Os resultados obtidos mostraram que o instrumento é eficaz não só para auxiliar os desenvolvedores de itens digitais quanto ao planejamento e design da interatividade, como também para a análise do nível de interatividade em itens já desenvolvidos. Quanto à análise dos itens digitais disponíveis nas plataformas citadas, estes apresentam variados níveis de interatividade. A plataforma MathemaTIC, voltada para atividades de aprendizagem no cotidiano escolar, apresenta design mais atrativo, elementos de gamificação, e o uso do e-Val apontou para níveis de média e alta interatividade. Já os itens digitais produzidos pelas equipes do CAEd/UFJF com a plataforma TAO, apresentam baixa interatividade. As análises mostraram que ainda há prevalência da transposição dos itens desenvolvidos em meio impresso para o meio digital, com foco para os conteúdos específicos e/ou ações em que a interatividade é trivializada por objetos ou opções de respostas clicáveis e sequências lineares de navegação, bem como raras associações entre conhecimentos, pares ou estratégias didático-pedagógicas para se chegar às respostas possíveis.

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Biografia do Autor

Liamara Scortegagna, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Informática (UnC). Mestre em Ciência da Computação (UFSC). Doutora em Engenharia de Produção – Mídia e Conhecimento (UFSC). Professora Associada II do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Informações complementares. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF. É pesquisadora da Fundação CAEd/UFJF, coordenadora do curso de Graduação em Licenciatura em Computação (LiCOMP/UFJF) e membro dos grupos de pesquisa: GRUPAR – Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede, NIDEEM - Núcleo de investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática - Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática e LApIC - Laboratório de Aplicações e Inovação em Computação. É autora do livro: Objetos de Aprendizagem pela editora CEAD/UFJF.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9104271477506670

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Escola de Educação/Departamento de Didática, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu/UNIRIO), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Graduada em Pedagogia (UNIP). Mestre em Educação: Currículo - PUC-SP. Doutora em Educação: Currículo - PUC-SP. Pós-Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-Portugal. Professora Associada III do Departamento de Didática, da Escola de Educação, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Informações complementares: Foi professora da Educação Básica por 17 anos. É ainda professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. É vice-coordenadora do Curso de Pedagogia a distância (LIPEAD) e é membro do NDE (Núcleo Docente estruturante) da UNIRIO. Pesquisadora de produtividade PQ-2. É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR, que conta com pesquisadores e estudiosos envolvidos em investigações sobre as Docências contemporâneas, a Aprendizagem do adulto em ambientes em rede e a formação docente em meio à Cultura Digital. É autora do Livro: Formação de professores na cultura digital: aprendizagens do adulto, educação aberta, emoções e docências, publicado pela Editora da UFBA em 2021 e a versão em E-Book está aberta no site da editora.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9966072704077985

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Scortegagna, L., & Bruno, A. R. (2022). e-Val: um protótipo para análise e avaliação de níveis de interatividade em itens digitais. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(1), 1–26, e36983. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.36983

Edição

Seção

Pesquisa aplicada