Engenharia didática como metodologia de pesquisa e ensino com o uso de jogos envolvendo números fracionários
Palabras clave:
Engenharia Didática, Números fracionários, Jogos matemáticos, Ludicidade, Aprendizagem MatemáticaResumen
Este artigo tem por objetivo analisar a Engenharia Didática, enquanto metodologia de pesquisa e de ensino no contexto dos Números Racionais no desenvolvimento de um recurso lúdico. Este estudo foi desenvolvido em quatro fases consecutivas, a saber: análise preliminar, a qual contempla um estudo epistemológico dos Números Racionais na forma fracionária; concepção e análise a priori da engenharia do jogo “Montando Obra de Arte”; experimentação, realizada inicialmente em escolas públicas com 45 estudantes dos 2º ao 4º anos e, com 20 estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do Distrito Federal; como quarta fase, análise e avaliação a posteriori, na qual realizamos a confrontação dos dados coletados com as análises a priori que foram realizadas (ARTIGUE, 1995). Constatamos que a ausência de proposição de situações de composição comnúmeros fracionários de proporções maiores que um inteiro limita a percepção desses números como quantidades, enquanto obstáculo didático-epistemológico no estudo dos Números Racionais. Além disso, a Engenharia Didática no contexto da pesquisa apresentou potencialidades para o desenvolvimento de um processo cíclico de investigação, fazendo-se retroalimentações para pensar e repensar o jogo a partir do contexto da experimentação que estava sendo vivenciada e das análises que estavam sendo realizadas. No que se refere ao contexto do ensino, esta metodologia propiciou a construção de orientações didático-pedagógicas que podem ser acessadas por professores que ensinam Matemática e que poderão lhes orientar quanto às realizações didáticas com a utilização do jogo “Montando Obra de Arte”.
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