Etnomatemática

investigações em etnomodelagem

Autores

  • Milton Rosa
  • Daniel Clark Orey

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27368

Palavras-chave:

Etnomodelagem, Abordagem Êmica, Abordagem Ética, Abordagem Dialógica, Etnomodelos

Resumo

A etnomodelagem propõe uma visão holística do conhecimento matemático ao conectar os aspectos culturais (êmicos) e acadêmicos (éticos) da matemática. Assim, a utilização das abordagens êmica e ética possibilita a tradução de situações-problema e fenômenos presentes no cotidiano, que foram desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. A abordagem êmica é essencial para a compreensão intuitiva das ideias, procedimentos e práticas matemáticas utilizadas pelos membros desses grupos enquanto a abordagem ética é importante para a comparação entre essas práticas. Assim, esse artigo teórico visa apresentar a abordagem dialógica da etnomodelagem que combina ambas as abordagens êmica e ética, pois busca uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido em diferentes culturas no decorrer da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2002.
BERRY, J. W. Imposed etics, emies and derived emics: their conceptual and operational status in cross-cultural psychology. In T. N. Headland; M. Harris (Eds.). Emics and etics: the insider-outsider debate. Newbury Park, CA: Sage, 1990. pp. 84-489.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem & etnomatemática: pontos (in)comuns. In: DOMITE, M. C. S. (Ed.). Anais... São Paulo, SP: FEUSP, 2000. p. 132-141.
CHIU, C.; HONG, Y. Social psychology of culture. New York, NY: Psychology Press, 2006.
CORTES, D. P. O. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Departamento de Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2002.
D’OLNE CAMPOS, M. Etnociência ou etnografia de saberes, práticas e técnicas? In: AMOROZO, M. C. M.; MING, L. C.; SILVA, S. M. P. S. Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia e etnoecologia e disciplinas correlatas. Rio Claro, SP: UNESP, 2002. p. 47-91.
EGLASH, R. African fractals: modern computing and indigenous design. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 1999.
EGLASH, R. Native american analogues to the cartesian coordinate system. In Greer, B.; Mukhopadhyay, S.; Powell, A. B.; Nelson-Barber, S. (Eds.). Culturally responsive mathematics education. New York, NY: Routledge, 2009. pp. 281-294.
EGLASH, R. et al. Culturally situated designed tools: ethnocomputing from field site to classroom. American Anthropologist, v. 108, n. 2, p. 347-362, 2006.
ESMONDE, I.; SAXE, G. Cultural mathematics in the oksapmin curriculum: continuities and discontinuities. In HARRIS, M. Cultural materialism: the struggle for a science of culture. New York, NY: Random House, 1980. p. 29-45.
GERDES, P. Geometria Sona de Angola: matemática duma tradição africana. Maputo, Moçambique: CEMEC, 2008.
GEERTZ, C. J. Thick description: toward an interpretative theory of culture. In: C. GEERTZ (Org.). The interpretation of culture: selected essays. New York, NY: Basic Books, 1973. pp. 3-30.
HARRIS, M. The epistemology of cultural materialism. In: HARRIS, M. Cultural materialism: the struggle for a science of culture. New York, NY: Random House, 1980. p. 29-45.
LETT, J. Emics and etics: notes on the epistemology of anthropology. In: T. N. Headland, K. L. Pike (Org.). Emics and etics: the insider/outsider debate. Frontiers of anthropology. Volume 7. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1990. p. 127-142.
LYMAN, R. C.; O’ BRIEN, M. J. Cultural traits: units of analysis in early twentieth-century anthropology. Journal of Anthropological Research, v. 59, p. 225-250, 2003.
MOSCOVICI, S.; MARKOVA, I. Presenting social representations: a conversation. Culture & Society, v. 4, n. 3, p. 371-410, 1998.
OREY, D. C. The ethnomathematics of the Sioux tipi and cone. In: SELIN, H. (Org.). Mathematics across culture: the history of non-western mathematics. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2000. p. 239-252.
PIKE, K. L. Language in relation to a unified theory of the structure of human behavior. The Hague, The Netherlands: Mouton, 1967. ROSA, M.; OREY, D. C. Vinho e queijo: etnomatemática e modelagem! BOLEMA, v. 16, n. 20, p. 1-16, 2003.
ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa etnomatemática: delinenando-se um caminho para a ação pedagógica. BOLEMA, v. 19, n. 26, p. 19-48, 2006.
ROSA, M.; OREY, D. Symmetrical freedom quilts: the ethnomathematics of ways of communication, liberation, and art. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 2, n. 2, p. 52-75, 2009.
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodeling: a pedagogical action for uncovering ethnomathematical practices. Journal of Mathematical Modelling and Application, v. 1, n. 3, p. 58-67, 2010.
ROSA, M.; OREY, D. C. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 4, p. 865-879, 2012.
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling as a Methodology for Ethnomathematics. In: GLORIA A. STILLMAN; JILL BROWN. (Org.). Teaching mathematical modelling: connecting to research and practice. International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling. Dordrecht, The Netherlands: Springer Science+Business Media Dordrecht, 2013. p. 77-88.
ROSA, M.; OREY, D. C. Three approaches in the research field of ethnomodeling: emic (local), etic (global), and dialogical (glocal). Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 8, n. 2, p. 364-380, 2015.
ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2017.
SUE, D. W.; SUE, D. Counseling the culturally diverse: theory and practice. New York, NY: John Wiley & Sons, 2003.

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

ROSA, M. .; OREY, D. C. . Etnomatemática: investigações em etnomodelagem. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 2, n. 1, 2019. DOI: 10.34019/2594-4673.2018.v2.27368. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27368. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos