Etnomatemática

investigações em etnomodelagem

Autores

  • Milton Rosa
  • Daniel Clark Orey

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27368

Palavras-chave:

Etnomodelagem, Abordagem Êmica, Abordagem Ética, Abordagem Dialógica, Etnomodelos

Resumo

A etnomodelagem propõe uma visão holística do conhecimento matemático ao conectar os aspectos culturais (êmicos) e acadêmicos (éticos) da matemática. Assim, a utilização das abordagens êmica e ética possibilita a tradução de situações-problema e fenômenos presentes no cotidiano, que foram desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. A abordagem êmica é essencial para a compreensão intuitiva das ideias, procedimentos e práticas matemáticas utilizadas pelos membros desses grupos enquanto a abordagem ética é importante para a comparação entre essas práticas. Assim, esse artigo teórico visa apresentar a abordagem dialógica da etnomodelagem que combina ambas as abordagens êmica e ética, pois busca uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido em diferentes culturas no decorrer da história.

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Publicado

2019-02-01

Como Citar

ROSA, M. .; OREY, D. C. . Etnomatemática: investigações em etnomodelagem. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 2, n. 1, 2019. DOI: 10.34019/2594-4673.2018.v2.27368. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27368. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos