Etnomatemática

investigações em etnomodelagem

Autores

  • Milton Rosa
  • Daniel Clark Orey

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27368

Palavras-chave:

Etnomodelagem, Abordagem Êmica, Abordagem Ética, Abordagem Dialógica, Etnomodelos

Resumo

A etnomodelagem propõe uma visão holística do conhecimento matemático ao conectar os aspectos culturais (êmicos) e acadêmicos (éticos) da matemática. Assim, a utilização das abordagens êmica e ética possibilita a tradução de situações-problema e fenômenos presentes no cotidiano, que foram desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. A abordagem êmica é essencial para a compreensão intuitiva das ideias, procedimentos e práticas matemáticas utilizadas pelos membros desses grupos enquanto a abordagem ética é importante para a comparação entre essas práticas. Assim, esse artigo teórico visa apresentar a abordagem dialógica da etnomodelagem que combina ambas as abordagens êmica e ética, pois busca uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido em diferentes culturas no decorrer da história.

Downloads

Metrics

PDF views
1,543
Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026102
|

Referências

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2002.
BERRY, J. W. Imposed etics, emies and derived emics: their conceptual and operational status in cross-cultural psychology. In T. N. Headland; M. Harris (Eds.). Emics and etics: the insider-outsider debate. Newbury Park, CA: Sage, 1990. pp. 84-489.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem & etnomatemática: pontos (in)comuns. In: DOMITE, M. C. S. (Ed.). Anais... São Paulo, SP: FEUSP, 2000. p. 132-141.
CHIU, C.; HONG, Y. Social psychology of culture. New York, NY: Psychology Press, 2006.
CORTES, D. P. O. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Departamento de Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2002.
D’OLNE CAMPOS, M. Etnociência ou etnografia de saberes, práticas e técnicas? In: AMOROZO, M. C. M.; MING, L. C.; SILVA, S. M. P. S. Métodos de coleta e análise de dados em etnobiologia e etnoecologia e disciplinas correlatas. Rio Claro, SP: UNESP, 2002. p. 47-91.
EGLASH, R. African fractals: modern computing and indigenous design. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 1999.
EGLASH, R. Native american analogues to the cartesian coordinate system. In Greer, B.; Mukhopadhyay, S.; Powell, A. B.; Nelson-Barber, S. (Eds.). Culturally responsive mathematics education. New York, NY: Routledge, 2009. pp. 281-294.
EGLASH, R. et al. Culturally situated designed tools: ethnocomputing from field site to classroom. American Anthropologist, v. 108, n. 2, p. 347-362, 2006.
ESMONDE, I.; SAXE, G. Cultural mathematics in the oksapmin curriculum: continuities and discontinuities. In HARRIS, M. Cultural materialism: the struggle for a science of culture. New York, NY: Random House, 1980. p. 29-45.
GERDES, P. Geometria Sona de Angola: matemática duma tradição africana. Maputo, Moçambique: CEMEC, 2008.
GEERTZ, C. J. Thick description: toward an interpretative theory of culture. In: C. GEERTZ (Org.). The interpretation of culture: selected essays. New York, NY: Basic Books, 1973. pp. 3-30.
HARRIS, M. The epistemology of cultural materialism. In: HARRIS, M. Cultural materialism: the struggle for a science of culture. New York, NY: Random House, 1980. p. 29-45.
LETT, J. Emics and etics: notes on the epistemology of anthropology. In: T. N. Headland, K. L. Pike (Org.). Emics and etics: the insider/outsider debate. Frontiers of anthropology. Volume 7. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1990. p. 127-142.
LYMAN, R. C.; O’ BRIEN, M. J. Cultural traits: units of analysis in early twentieth-century anthropology. Journal of Anthropological Research, v. 59, p. 225-250, 2003.
MOSCOVICI, S.; MARKOVA, I. Presenting social representations: a conversation. Culture & Society, v. 4, n. 3, p. 371-410, 1998.
OREY, D. C. The ethnomathematics of the Sioux tipi and cone. In: SELIN, H. (Org.). Mathematics across culture: the history of non-western mathematics. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2000. p. 239-252.
PIKE, K. L. Language in relation to a unified theory of the structure of human behavior. The Hague, The Netherlands: Mouton, 1967. ROSA, M.; OREY, D. C. Vinho e queijo: etnomatemática e modelagem! BOLEMA, v. 16, n. 20, p. 1-16, 2003.
ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa etnomatemática: delinenando-se um caminho para a ação pedagógica. BOLEMA, v. 19, n. 26, p. 19-48, 2006.
ROSA, M.; OREY, D. Symmetrical freedom quilts: the ethnomathematics of ways of communication, liberation, and art. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 2, n. 2, p. 52-75, 2009.
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodeling: a pedagogical action for uncovering ethnomathematical practices. Journal of Mathematical Modelling and Application, v. 1, n. 3, p. 58-67, 2010.
ROSA, M.; OREY, D. C. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 4, p. 865-879, 2012.
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling as a Methodology for Ethnomathematics. In: GLORIA A. STILLMAN; JILL BROWN. (Org.). Teaching mathematical modelling: connecting to research and practice. International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling. Dordrecht, The Netherlands: Springer Science+Business Media Dordrecht, 2013. p. 77-88.
ROSA, M.; OREY, D. C. Three approaches in the research field of ethnomodeling: emic (local), etic (global), and dialogical (glocal). Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 8, n. 2, p. 364-380, 2015.
ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2017.
SUE, D. W.; SUE, D. Counseling the culturally diverse: theory and practice. New York, NY: John Wiley & Sons, 2003.

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

ROSA, M. .; OREY, D. C. . Etnomatemática: investigações em etnomodelagem. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 2, n. 1, 2019. DOI: 10.34019/2594-4673.2018.v2.27368. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27368. Acesso em: 27 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos