Mapeamento de pesquisas sobre o Teorema de Pick em contextos da Educação Básica no período de 2014 a 2021

Autores

Palavras-chave:

Análise de Conteúdo, Ensino Básico, Fórmula de Pick, Mapeamento de Pesquisas, Teorema de Pick

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um mapeamento das produções científicas sobre o Teorema de Pick em contextos da Educação Básica. Para tal, fez-se uma pesquisa do tipo mapeamento, e para sua estruturação, optou-se por analisar os trabalhos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, atentando as pesquisas defendidas no período de 2014 a 2021 e usando os descritores “Teorema de Pick” e “Fórmula de Pick”. Para a análise dos dados, empregamos a Análise de Conteúdo, a qual nos ensejou salientar seis Categorias de Análise. Os resultados apresentam que os estudantes da Educação Básica tiveram maior curiosidade e atuação nas aulas, em razão das atividades diferenciadas, os trabalhos também mostram que a abordagem de forma teórica e prática do Teorema de Pick, por meio da utilização dos métodos propostos, contribuiu para uma melhor aprendizagem dos alunos. Destacamos a infimidade em pesquisas concernentes ao escopo deste estudo e também evidenciamos a necessidade de novas pesquisas envolvendo a referida temática. Esperamos que este trabalho possa contribuir para a compreensão e o debate sobre o Teorema de Pick em seus diferentes níveis de ensino, e representar um aporte para outros educadores matemáticos e principalmente para os professores que atuam nas licenciaturas em matemática no Brasil, bem como subsidiar outros trabalhos e motivar outros pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Saulo Macedo de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Licenciando em Matemática pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Minas Gerais, Brasil.

Jeysse Jacyara Oliveira Borges, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Licencianda em Matemática pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Minas Gerais, Brasil.

Rieuse Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Educação Matemática. Professora do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Minas Gerais, Brasil.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATISTA, L. A. S.; CRISOSTOMO, E.; MACÊDO, J. A. Conhecimento do professor de matemática e educação financeira: um panorama das pesquisas realizadas no período 2010-2020. Revista Paradigma, Vol. XLIII, Edição Temática: Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática, p. 432-453, 2022.

BATISTA, Fernando da Silva. Um estudo sobre área de triângulos e polígonos convexos e não-convexos. 2014. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 27 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 27 jun. 2022.

CARVALHO, Wesley da Silva. Cálculo das Fórmulas de Euler e Pick no Geoplano e no GeoGebra. 2016. 52f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás. Goiânia.

COUSIN, A. O. A. Da Teoria Para A Prática: Um Trabalho Interdisciplinar Envolvendo Matemática E Geografia. XIX Eremats. Santa Maria, 2013.

CUNHA, Pedro Alberto da. Cálculo de Áreas através do Teorema de Pick para o 8º ano do Ensino Fundamental. 2019. 63f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas. Manaus.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”, Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 jun. 2022.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

FONTES, D. T. M.; RODRIGUES, A. M. Uma análise de rede para as pesquisas do tipo mapeamento em Ensino de Física. Ensino e Tecnologia em Revista, Paraná, v. 7, n. 1, p. 364-378, 2023. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16709. Acesso em: 28 ago. 2023.

FREITAS, Cled Veloso. Uma proposta de ensino para educação básica usando o Teorema de Pick. 2018. 72f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Maranhão. São Luís.

FRISKE, A. L. (Org). Minicurso de GeoGebra. Santa Maria: Grupo PET Matemática – Programa de Educação Tutorial, 2016. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/783/2020/02/Apostila_GeoGebra.pdf. Acesso em: 30 jun. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

JUNIOR, Francisco Erivan de Almeida. Jogo digital BomberPick: Uma proposta para o ensino-aprendizagem do Teorema de Pick. 2020. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal.

LIMA, E. L. Meu professor de Matemática e outras histórias. Rio de Janeiro: Sbm, 2012.

MACHADO, Rosa Maria. Explorando o Geoplano. Salvador: II-Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, 2004. Disponível em: http://www.bienasbm.ufba.br/M11.pdf. Acesso em 25 jun. 2022.

MENESES, Paulo de Oliveira. Teorema de Pick e teorema espacial tipo-Pick: demonstrações e aplicações no ensino médio. 2016. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Ceará. Fortaleza.

MORAES, Mike de Souza. Teorema de Pick: uma abordagem para o cálculo de áreas de polígonos simples através do geoplano e GeoGebra no ensino fundamental. 2018. 41f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas. Manaus.

OLIVEIRA, Wagner Rogério de. Uma proposta para o cálculo de áreas de polígonos simples usando o Teorema de Pick e o aplicativo Pythagorea nas séries dos anos finais do ensino fundamental. 2021. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Maringá. Maringá.

PEREIRA, Roberth Gonçalves. Métodos para cálculo de áreas regulares e irregulares nos anos finais do ensino fundamental 2. 2020. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora.

PICCIONE, P. Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020. Disponível em: https://profmat-sbm.org.br/regimento/. Acesso em 21 jun. 2022.

PINHEIRO, Rodrigo Pereira. Aplicações do Geoplano no Ensino Básico. 2014. 29f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora.

RÊGO, Aderbal Soares do. O Teorema de Pick no Ensino-Aprendizagem da Geometria Plana: Cálculo de Áreas de Polígonos Simples. 2022. 45f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa.

RODRIGUES, Ivana do Monte. Área de Figuras Planas e Teorema de Pick: Uma Abordagem Diferenciada para Alunos do 6o Ano do Ensino Fundamental. 2014. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas. Manaus.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educação, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em 25 jun. 2022.

SENTO SÉ, Fabíola Caroline Luz. O teorema de Pick e algumas aplicações para os Ensinos Fundamental II e Médio. 2016. 56f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal da Bahia. Salvador.

SILVA, Deyvson de França da. Áreas de figuras planas e geometria esférica. 2018. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal.

SOUZA, Fabrício Oliveira. O Teorema de Pick: uma nova abordagem sobre áreas de figuras planas para o ensino básico. 2013. 33f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

OLIVEIRA, S. M. de .; BORGES, J. J. O.; LOPES, R. Mapeamento de pesquisas sobre o Teorema de Pick em contextos da Educação Básica no período de 2014 a 2021. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/42519. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos