Mapeamento de pesquisas sobre o Teorema de Pick em contextos da Educação Básica no período de 2014 a 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.42519

Palavras-chave:

Análise de Conteúdo, Ensino Básico, Fórmula de Pick, Mapeamento de Pesquisas, Teorema de Pick

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um mapeamento das produções científicas sobre o Teorema de Pick em contextos da Educação Básica. Para tal, fez-se uma pesquisa do tipo mapeamento, e para sua estruturação, optou-se por analisar os trabalhos disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, atentando as pesquisas defendidas no período de 2014 a 2021 e usando os descritores “Teorema de Pick” e “Fórmula de Pick”. Para a análise dos dados, empregamos a Análise de Conteúdo, a qual nos ensejou salientar seis Categorias de Análise. Os resultados apresentam que os estudantes da Educação Básica tiveram maior curiosidade e atuação nas aulas, em razão das atividades diferenciadas, os trabalhos também mostram que a abordagem de forma teórica e prática do Teorema de Pick, por meio da utilização dos métodos propostos, contribuiu para uma melhor aprendizagem dos alunos. Destacamos a infimidade em pesquisas concernentes ao escopo deste estudo e também evidenciamos a necessidade de novas pesquisas envolvendo a referida temática. Esperamos que este trabalho possa contribuir para a compreensão e o debate sobre o Teorema de Pick em seus diferentes níveis de ensino, e representar um aporte para outros educadores matemáticos e principalmente para os professores que atuam nas licenciaturas em matemática no Brasil, bem como subsidiar outros trabalhos e motivar outros pesquisadores.

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Biografia do Autor

Saulo Macedo de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Licenciando em Matemática pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Minas Gerais, Brasil.

Jeysse Jacyara Oliveira Borges, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Licencianda em Matemática pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Minas Gerais, Brasil.

Rieuse Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Educação Matemática. Professora do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

OLIVEIRA, S. M. de .; BORGES, J. J. O.; LOPES, R. Mapeamento de pesquisas sobre o Teorema de Pick em contextos da Educação Básica no período de 2014 a 2021. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.42519. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/42519. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos