Notícias

  • Número temático – Didática da Matemática Francesa

    2024-06-04

    Para Comenius, “didática” é “arte de ensinar” e, assim, a Didática da Matemática, também reconhecida como Educação Matemática em vários países é, de certa forma, a arte de estudar os fenômenos que ocorrem com os protagonistas, estudante e professor(a), a partir de um saber, constituindo em um movimento que iniciou com pesquisas na década de 1970, na França. Diante disso, as teorias que firmaram desde então servem como base teórica-metodológica para muitas pesquisas nesse campo.

    Ementa: Teoria das Situações Didáticas – Teoria da Transposição Didática – Teoria Antropológica do Didático – A dialética ferramenta-objeto – Teoria dos Registros da Representação Semiótica – Obstáculos – Campos Conceituais – Engenharia Didática.

     

    Editores convidados: Profa. Dra. Chang Kuo Rodrigues; Prof. Dr. Cássio Giordano e; Profa. Dra. Karina de Oliveira Castro

     

    Submissão: até 31/07/2024 (Seção Didática da Matemática Francesa)

    Avaliação: até 20/10/2024

    Publicação: dezembro 2024

    Saiba mais sobre Número temático – Didática da Matemática Francesa