Lugares Matemáticos em Contos de Malba Tahan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.32230

Palavras-chave:

Matemática, Literatura, Malba Tahan, Lugares matemáticos, Contos

Resumo

Malba Tahan é um personagem-autor que ficou famoso por seus contos ambientados em cenários árabes, muitos deles apresentam elementos matemáticos, o que o torna um dos primeiros escritores brasileiros a aproximar Literatura e Matemática. Neste artigo analisamos quatro contos: O conto dos camelos; O conto das irmãs e da venda das maçãs; O conto da verdade e da mentira; e O conto da divisão do reino, localizados nos livros O livro de Aladim, 1ª edição, e O homem que calculava, 8ª edição, ambos publicado em 1943 pela editora Getúlio Costa. A questão que norteou o processo de análise dos contos é como e quais elementos matemáticos emergem e são abordados em contos de Malba Tahan? No processo de análise procurou-se identificar e compreender que elementos matemáticos aparecem nos textos de forma explícita ou implícita, ou seja, que lugares matemáticos emergem na construção das narrativas, com o intuito de melhor compreender a articulação entre literatura e matemática que caracterizam tais textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1994.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática - 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC / SEF, 1998.
Cury, F. G.; Silva, H. História, literatura e ficção na Educação Matemática: aproximações com as ideias de Hayden White. Zetetiké, v. 23, n. 1, p. 155-178, jan. 2016.
DALCIN, A.; MONTOIO, R. Literatura e matemática em inter-relações possíveis: análises, propostas e divagações. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 10, n. 2, p. 7-13, 2020.
FARIAS, C. A. Alfabetos da alma: histórias da tradição na escola. Porto Alegre: Sulina, 2006.
Fiorentini, D.; Lorenzato, S. Investigação em educação matemática – percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
FUX, J. Matemática e literatura: Jorge Luis Borges, George Perec e o OULIPO. São Paulo: Perspectiva, 2016.
GASPAR, M. T. O teorema das 4 cores: uma história e uma proposta pedagógica para o Ensino Básico. Belém: SBHM, 2009.
HELD, H. M. de. O homem que orientalizava: o oriente de Malba Tahan. 2012. 181 f. Dissertação – Mestrado em História, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2012.
KLÜSENER, R. Ler, escrever e compreender a matemática, ao invés de tropeçar nos símbolos. In: NEVES, I. C. B. et. al. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 2 ed. Porto Alegre: UFRGS, p. 175-189, 1999.
MONTOITO, R. Entrelugares: pequeno inventário inventado sobre matemática e literatura. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 64, p. 892-915, ago. 2019.
MORAES, L. et. al. A solução de Peirce para o ‘paradoxo do mentiroso’. Cognitio-Estudos, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 36-46, jan./jun. 2009.
OLIVEIRA, E. C. de; PIRES, C. M. C. Uma reflexão acerca das competências leitoras e das concepções e crenças sobre práticas de leitura nas aulas de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 931-953, dez. 2010.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
SANTOS, S. de M. Lembrança de Getúlio Costa. Remate de Males, Campinas, v. 27, n. 2, p. 295-305. jul./dez. 2007.
SIQUEIRA FILHO, M. G. Ali iezid izz-edim ibn salim hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor – personagem. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
SOLÉ, I. Para Isabel Solé, a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/304/para-isabel-sole-a-leitura-exige-motivacao-objetivos-claros-e-estrategias>. Acesso em: 07 dez. 2019.
SOUZA, A. P. G. de; CARNEIRO, R. F. Um ensaio teórico sobre literatura infantil e matemática: práticas de sala de aula. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2, p. 392-418, 2015.
TAHAN, M. As aventuras do rei Baribê. Rio de Janeiro: Getúlio Costa, n. d.
TAHAN, M. Lendas do povo de Deus: lendas e contos judaicos. Rio de Janeiro: Getúlio Costa, n. d.
TAHAN, M. Lendas do céu e da terra: compêndio de educação moral-religiosa. Rio de Janeiro: Getúlio Costa, 1938.
TAHAN, M. O gato do cheique e outras lendas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.
TAHAN, M. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Getúlio Costa, 1943a.
TAHAN, M. O livro de Aladim. Rio de Janeiro: Getúlio Costa, 1943b.
TAHAN, M. Salim, o mágico. São Paulo: Ibrasa, 1970.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

ZWIERNIK, L.; DALCIN, A. Lugares Matemáticos em Contos de Malba Tahan. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2020.v4.32230. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32230. Acesso em: 26 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigos