Lugares Matemáticos em Contos de Malba Tahan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.32230

Palavras-chave:

Matemática, Literatura, Malba Tahan, Lugares matemáticos, Contos

Resumo

Malba Tahan é um personagem-autor que ficou famoso por seus contos ambientados em cenários árabes, muitos deles apresentam elementos matemáticos, o que o torna um dos primeiros escritores brasileiros a aproximar Literatura e Matemática. Neste artigo analisamos quatro contos: O conto dos camelos; O conto das irmãs e da venda das maçãs; O conto da verdade e da mentira; e O conto da divisão do reino, localizados nos livros O livro de Aladim, 1ª edição, e O homem que calculava, 8ª edição, ambos publicado em 1943 pela editora Getúlio Costa. A questão que norteou o processo de análise dos contos é como e quais elementos matemáticos emergem e são abordados em contos de Malba Tahan? No processo de análise procurou-se identificar e compreender que elementos matemáticos aparecem nos textos de forma explícita ou implícita, ou seja, que lugares matemáticos emergem na construção das narrativas, com o intuito de melhor compreender a articulação entre literatura e matemática que caracterizam tais textos.

Downloads

Metrics

PDF views
1,548
Dec 16 '20Dec 19 '20Dec 22 '20Dec 25 '20Dec 28 '20Dec 31 '20Jan 01 '21Jan 04 '21Jan 07 '21Jan 10 '213.0
| |

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 1994.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática - 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC / SEF, 1998.
Cury, F. G.; Silva, H. História, literatura e ficção na Educação Matemática: aproximações com as ideias de Hayden White. Zetetiké, v. 23, n. 1, p. 155-178, jan. 2016.
DALCIN, A.; MONTOIO, R. Literatura e matemática em inter-relações possíveis: análises, propostas e divagações. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 10, n. 2, p. 7-13, 2020.
FARIAS, C. A. Alfabetos da alma: histórias da tradição na escola. Porto Alegre: Sulina, 2006.
Fiorentini, D.; Lorenzato, S. Investigação em educação matemática – percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.
FUX, J. Matemática e literatura: Jorge Luis Borges, George Perec e o OULIPO. São Paulo: Perspectiva, 2016.
GASPAR, M. T. O teorema das 4 cores: uma história e uma proposta pedagógica para o Ensino Básico. Belém: SBHM, 2009.
HELD, H. M. de. O homem que orientalizava: o oriente de Malba Tahan. 2012. 181 f. Dissertação – Mestrado em História, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2012.
KLÜSENER, R. Ler, escrever e compreender a matemática, ao invés de tropeçar nos símbolos. In: NEVES, I. C. B. et. al. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 2 ed. Porto Alegre: UFRGS, p. 175-189, 1999.
MONTOITO, R. Entrelugares: pequeno inventário inventado sobre matemática e literatura. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 64, p. 892-915, ago. 2019.
MORAES, L. et. al. A solução de Peirce para o ‘paradoxo do mentiroso’. Cognitio-Estudos, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 36-46, jan./jun. 2009.
OLIVEIRA, E. C. de; PIRES, C. M. C. Uma reflexão acerca das competências leitoras e das concepções e crenças sobre práticas de leitura nas aulas de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 931-953, dez. 2010.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
SANTOS, S. de M. Lembrança de Getúlio Costa. Remate de Males, Campinas, v. 27, n. 2, p. 295-305. jul./dez. 2007.
SIQUEIRA FILHO, M. G. Ali iezid izz-edim ibn salim hank Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor – personagem. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
SOLÉ, I. Para Isabel Solé, a leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/304/para-isabel-sole-a-leitura-exige-motivacao-objetivos-claros-e-estrategias>. Acesso em: 07 dez. 2019.
SOUZA, A. P. G. de; CARNEIRO, R. F. Um ensaio teórico sobre literatura infantil e matemática: práticas de sala de aula. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2, p. 392-418, 2015.
TAHAN, M. As aventuras do rei Baribê. Rio de Janeiro: Getúlio Costa, n. d.
TAHAN, M. Lendas do povo de Deus: lendas e contos judaicos. Rio de Janeiro: Getúlio Costa, n. d.
TAHAN, M. Lendas do céu e da terra: compêndio de educação moral-religiosa. Rio de Janeiro: Getúlio Costa, 1938.
TAHAN, M. O gato do cheique e outras lendas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.
TAHAN, M. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Getúlio Costa, 1943a.
TAHAN, M. O livro de Aladim. Rio de Janeiro: Getúlio Costa, 1943b.
TAHAN, M. Salim, o mágico. São Paulo: Ibrasa, 1970.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

ZWIERNIK, L.; DALCIN, A. Lugares Matemáticos em Contos de Malba Tahan. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2020.v4.32230. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32230. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos