Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.32047

Keywords:

Conscious consumption, BNCC, Technologies, Costs, Learning

Abstract

Financial education is one of the relevant knowledge in personal and professional life, as it applies in several areas and can be understood as the teaching and learning process for the development of critical-reflective awareness in the face of financial issues, among which stand out consumption, planning, investment. In this sense, is possible to think about this theme by applying a didactic sequence with the use of an application that seeks the motivation for learning financial education in a high school class in the state of Ceará. The results reveal that the students are available for a learning dialogue and that when they are submitted to new knowledge, they are motivated by the technologies acquiring the perception of conscious consumption. These facts encourage reflection and teaching practice to include situations favoring financial education mediated by technological resources that stimulate conscious decision making.

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Author Biographies

Maria do Socorro Ferreira Ramos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM (2020). Graduada em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa-PB com aprovação no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB). Exerceu estágios na Advocacia Geral da União, com escritório de representação em Sousa-PB, e na Justiça Federal da 5ª Região, Subseção Judiciária na Paraíba, 8ª Vara de Sousa-PB. Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Faculdades Integradas de Patos (FIP). Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Exerce, atualmente, o cargo de Fiscal de Tributos no Município de Sousa-PB. 

Patrícia de Souza Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino - PPGE / UERN. Professora de Matemática na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC / CE, pós-graduação em gestão escolar (administração, supervisão, orientação e supervisão) pela FAVENI, especialista em Matemática e Física pela Faculdade Juazeiro do Norte - FJN. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Cedro (2016). Tem na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Ensino e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Trigonometria, Cálculo Diferencial e Integral, Tecnologias no ensino de Matemática experiência, dificuldades de aprendizagem, Matemática, interação, lúdico, Ensino de Matemática e Educação Matemática.

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática.

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Published

2020-12-14

How to Cite

RAMOS, M. do S. F.; MOURA, P. de S.; LAVOR, O. P. Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2020.v4.32047. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32047. Acesso em: 30 jun. 2024.