Formação inicial e PIBID
Um apanhado histórico
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46253Palabras clave:
Formação de professores, Iniciação à docência, PIBIDResumen
Esta pesquisa se insere no conjunto de produções investigativas, de abordagem crítica, sobre as políticas de formação inicial docente no Brasil. É uma pesquisa documental, cujos objetivos são: debater os princípios, fundamentos e objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em aspectos políticos e ideológicos e explicitar os fundamentos teóricos e metodológicos presentes nos documentos governamentais que o normatizam. Para tanto, lança mão do Materialismo Histórico-dialético, através das categorias: totalidade, contradição, mediação, estabelecendo as relações com o contexto social, político, ideológico. Ao final, conclui-se que não se pode desconsiderar que a aproximação da prática educativa através da imersão na escola de educação básica, através do PIBID, não seja necessária para os licenciandos, mas não se pode deixar de considerar que essa imersão não é capaz de garantir a formação teórica e prática na formação docente.
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