Formação inicial e PIBID

Um apanhado histórico

Authors

  • Jorsinai Argôlo Souza Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Rosemary Lapa de Oliveira Universidade do Estado da Bahia (UNEB) https://orcid.org/0000-0003-1165-8265

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46253

Keywords:

Formação de professores, Iniciação à docência, PIBID

Abstract

Esta pesquisa se insere no conjunto de produções investigativas, de abordagem crítica, sobre as políticas de formação inicial docente no Brasil. É uma pesquisa documental, cujos objetivos são: debater os princípios, fundamentos e objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em aspectos políticos e ideológicos e explicitar os fundamentos teóricos e metodológicos presentes nos documentos governamentais que o normatizam. Para tanto, lança mão do Materialismo Histórico-dialético, através das categorias: totalidade, contradição, mediação, estabelecendo as relações com o contexto social, político, ideológico. Ao final, conclui-se que não se pode desconsiderar que a aproximação da prática educativa através da imersão na escola de educação básica, através do PIBID, não seja necessária para os licenciandos, mas não se pode deixar de considerar que essa imersão não é capaz de garantir a formação teórica e prática na formação docente.

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Author Biographies

Jorsinai Argôlo Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora do curso de Pedagogia na área de Estágio e Prática Pedagógica. Desenvolve estudos e pesquisas: Formação inicial, iniciação à docência, formação continuada. Colaboradora do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH) da UNEB;  Alfabetização e alfabetização científica: buscando relações  

Rosemary Lapa de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora e Pós-doutora  em Educação. Professora Plena do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. Professora do curso de Pedagogia  e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC. Desenvolve estudos e pesquisas sobre contação de histórias, letramentos, enleituramento, leitura, escrita, análise de discursos, gamificação, formação docente, língua portuguesa e inglesa. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias (GPELCH) da UNEB.

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Published

2024-12-13

Issue

Section

Dossiê PIBID: Entre a formação e a ação