Reflexões sobre experiências de Residência Pedagógica no Brasil

Autores

  • Jorsinai Argolo Souza Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Rosemary Lapa de Oliveira Universidade Estadual da Bahia -UNEB https://orcid.org/0000-0003-1165-8265

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34970

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Formação de Professores, Políticas Públicas

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica tem por objetivo levantar reflexões teórico-metodológicas sobre a Residência Pedagógica (RP) no Brasil. Assim, apresenta histórico da implementação da RP no país, trazendo informações de fontes básicas publicadas em um conjunto de teses, dissertações e artigos científicos no período de 2010 a 2021, contemplando aspectos históricos, políticos, ideológicos, pedagógicos e suas relações com a formação de professores. Conclui-se que se faz necessário ampliar as pesquisas sobre a finalidade da RP na formação inicial, continuada e de iniciação à docência, considerando as diferentes concepções sobre conhecimentos teóricos e práticos que caracterizam a RP, identificando se há intenções de fragmentar ou unir a teoria e a prática na formação dos licenciandos.

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Biografia do Autor

Rosemary Lapa de Oliveira, Universidade Estadual da Bahia -UNEB

Profa. Dra. Titular Rosemary Lapa de Oliveira

Líder do grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de Histórias/PPGEDUC-UNEB - https://gpelchuneb.blogspot.com/?m=1 Vice-lider do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFANCIA, LINGUAGENS E EJA - FORINLEJA - http://formacceinfancia.blogspot.com/  https://www.blogger.com/profile/14494845126874793342 http://lattes.cnpq.br/8500738535425593
https://orcid.org/0000-0003-1165-8265    https://www.facebook.com/rosemary.oliveira.1276 https://www.instagram.com/rosy.lapa/?hl=pt-br

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Publicado

2021-12-23