O importante papel do plano de aula na prática pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.44937

Palabras clave:

Plano de aula. Ensino de língua inglesa. Abordagem Comunicativa

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar a relevância do plano de aula na prática pedagógica.  O objetivo do Projeto foi proporcionar a aprendizagem da língua inglesa em nível básico para alunos de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ao final do curso um certificado de proficiência. A proposta teórica metodológica tem como base a Abordagem Comunicativa (Richards e Rodgers, 1986) e o Plano de aula (Oliveira, 2022). Os resultados evidenciam que em conjunto com a relevância do processo de planejamento, a seleção e emprego de uma abordagem de ensino é crucial. A percepção e avaliação processual da professora, bem como o feedback fornecido pelos alunos, demonstram que a assimilação do conteúdo foi satisfatória. É relevante ressaltar que essa experiência apresentou aspectos positivos não apenas para os alunos, mas também para a professora em fase de formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Bittencourt Procópio, Colégio Aplicação João XXIII - UFJF

Graduada em Letras, especialização no Ensino da Língua Inglesa pela UFMG, mestrado em Letras pela UFJF e doutorado em Linguística pela UFJF. Professora do quadro efetivo do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF. Área de atuação: Língua Inglesa.

Gabriela Toldo Cortez, Graduanda em letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

 Graduanda em letras pela UFJF. Bolsista do Programa de Extensão "Ensino da língua inglesa com fins de certificação (nível básico)" e do Programa de Treinamento Profissional "Potencialização do ensino-aprendizagem de inglês para alunos com necessidades especiais". obrigada,

Citas

ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pós-método e a prática docente. EntreLínguas, Araraquara, v.1, n.1, p.25-41, jan./jun. 2015.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2013.

CAVALCANTE, Lélia Adriana Daher. Plano de aula. Concepções e práticas docentes. Brasília. 2007. Monografia. UniCEUB.

CROOKES, Graham; SCHMIDT, Richard. Motivation: Reopening the Research Agenda. Language Learning. 41:4. dec. 1991, p. 469 - 512.

KRASHEN, Stephen. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Pergamon Press Inc., 1981.

KRASHEN, Stephen. Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon Press. 1982.

LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and Principles in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986.

MELO, Alexandre de; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didática. Curitiba: Editora IBPEX, 2008.

OLIVEIRA, Nirlene da Consolação. Relações entre o planejamento da aula e a prática de ensino. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional Educação e Docência). UFMG, Belo Horizonte, 2022.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico. Como construir o projeto político-pedagógico da escola. Cortez editora. 2001.

RICHARDS, Jack. O ensino comunicativo de línguas estrangeiras. Tradução de Rosana S. R. Cruz Gouveia. São Paulo: SBS, 2006.

RICHARDS, Jack; RODGERS, Theodore. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge University Press, 1986.

RICHARDS, Jack; RODGERS, Theodore. Approaches and methods in language teaching. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Plano de ensino-aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.

WILKINS, David. Grammatical, Situational and notional syllabuses. In: A.I.L.A. CONGRESS, 3., 1974, Copenhagen. Papers. Copenhagen: AILA, 1974.

WILKINS, David Notional Syllabyses. Oxford: Oxford University Press, 1976.

Publicado

2024-08-23