O importante papel do plano de aula na prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.44937Keywords:
Plano de aula. Ensino de língua inglesa. Abordagem ComunicativaAbstract
O presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar a relevância do plano de aula na prática pedagógica. O objetivo do Projeto foi proporcionar a aprendizagem da língua inglesa em nível básico para alunos de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ao final do curso um certificado de proficiência. A proposta teórica metodológica tem como base a Abordagem Comunicativa (Richards e Rodgers, 1986) e o Plano de aula (Oliveira, 2022). Os resultados evidenciam que em conjunto com a relevância do processo de planejamento, a seleção e emprego de uma abordagem de ensino é crucial. A percepção e avaliação processual da professora, bem como o feedback fornecido pelos alunos, demonstram que a assimilação do conteúdo foi satisfatória. É relevante ressaltar que essa experiência apresentou aspectos positivos não apenas para os alunos, mas também para a professora em fase de formação.
Downloads
References
ABRAHÃO, Maria Helena Vieira. Algumas reflexões sobre a abordagem comunicativa, o pós-método e a prática docente. EntreLínguas, Araraquara, v.1, n.1, p.25-41, jan./jun. 2015.
ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 2013.
CAVALCANTE, Lélia Adriana Daher. Plano de aula. Concepções e práticas docentes. Brasília. 2007. Monografia. UniCEUB.
CROOKES, Graham; SCHMIDT, Richard. Motivation: Reopening the Research Agenda. Language Learning. 41:4. dec. 1991, p. 469 - 512.
KRASHEN, Stephen. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Pergamon Press Inc., 1981.
KRASHEN, Stephen. Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon Press. 1982.
LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and Principles in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1986.
MELO, Alexandre de; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didática. Curitiba: Editora IBPEX, 2008.
OLIVEIRA, Nirlene da Consolação. Relações entre o planejamento da aula e a prática de ensino. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional Educação e Docência). UFMG, Belo Horizonte, 2022.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico. Como construir o projeto político-pedagógico da escola. Cortez editora. 2001.
RICHARDS, Jack. O ensino comunicativo de línguas estrangeiras. Tradução de Rosana S. R. Cruz Gouveia. São Paulo: SBS, 2006.
RICHARDS, Jack; RODGERS, Theodore. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge University Press, 1986.
RICHARDS, Jack; RODGERS, Theodore. Approaches and methods in language teaching. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Plano de ensino-aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.
WILKINS, David. Grammatical, Situational and notional syllabuses. In: A.I.L.A. CONGRESS, 3., 1974, Copenhagen. Papers. Copenhagen: AILA, 1974.
WILKINS, David Notional Syllabyses. Oxford: Oxford University Press, 1976.