As possibilidades e potencialidades do ensino de línguas estrangeiras na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33428

Palavras-chave:

Ensino de Línguas Estrangeiras. Residência Docente. Educação Básica

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever e analisar como o ensino de línguas estrangeiras se constitui na Educação Básica. Pretendemos demonstrar e defender como esse ensino pode ser potencializado, diante de políticas públicas, em termos de formação docente e discente. As experiências aqui narradas ocorreram ao longo do Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo como campo de atuação o Colégio de Aplicação João XXIII e as três disciplinas de Línguas Estrangeiras por ele ofertadas, a saber, inglês, francês e espanhol. A proposta teórico-metodológica tem como base a autoetnografia (ELLIS; ADAMS, 2014) para que pudéssemos integrar nossa experiência docente às percepções de nossos alunos, defendendo um ensino de línguas estrangeiras possível e potente. Os resultados do estudo aqui exposto evidenciam a relevância da inserção de mais de uma língua estrangeira na educação básica uma vez que elas podem ser pontes para outras disciplinas, podem incentivar, abrir portas e caminhos, apresentar novas culturas e povos, expandir o conhecimento e muito mais.

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Publicado

2021-12-23