Culturas indígenas roraimenses

algumas abordagens no 3º ano do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.27045

Palabras clave:

Roraima, Culturas indígenas, Ensino Fundamental

Resumen

Este artigo apresenta culturas indígenas roraimenses a partir de abordagens realizadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima - CAp/UFRR. Os sujeitos da pesquisa são 25 alunos do 3º ano do ensino fundamental. O colégio está localizado em Boa Vista, capital do estado. O objetivo central do estudo foi ampliar os conhecimentos discentes em relação às riquezas culturais dos povos indígenas roraimenses, por isso, parte de uma realidade concreta, assumindo natureza aplicada. A pesquisa é caracterizada como explicativa com abordagem qualitativa. Entre os instrumentos de coleta de dados estão: questionário, relatórios descritivos e atividades escritas. Nos resultados, verificou-se que abordar culturas indígenas, a partir da sequência didática elaborada, favoreceu a ampliação de conhecimentos discentes referentes às importantes contribuições indígenas para a formação da cultura brasileira, na qual as crianças perceberam que muitos de seus conhecimentos são originalmente de matriz indígena.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima/Colégio de Aplicação

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima- CAp/UFRR, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima-UERR, Graduada em Matemática e Pedagogia.

Laura Juliana Neris Machado Barros, CAp/UFRR

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima- CAp/UFRR, Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima - UERR, Graduada em Pedagogia e Letras.

Sâmella Kalyne Araújo Feitoza, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima- UERR, Graduada História pela UFRR.

Citas

BRASIL. Lei n° 11.465/08 de 10 de março de 2008. Estabelece a obrigatoriedade do estudo da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena". Diário Oficial da União, Seção 1, 11 de março de 2008, página 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 01 abr. 2019.

BRASIL. Lei N° 6.001, de 19 De dezembro de 1973: Estatuto do Índio. Diário Oficial da República federativa do Brasil, Seção 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 01 abr. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.

COSTA, Carlos Odilon. Autonomia em Paulo Freire e a educação indígena. 2005. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/221900790/Autonomia-Em-Paulo-Freire-e-a-Educacao-Indigena. Acesso em: 03 ago. 2019.

EUSEBI, Luigi. A barriga morreu! O genocídio dos yanomami. São Paulo: Edições Loyola, 1991.

G1 RORAIMA. Roraima. Proporcionalmente Roraima tem maior população indígena do país. Disponível em: http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2013/04/proporcionalmente-roraima-tem-maior-populacao-indigena-do-pais.html. Acesso em: 05 abr. 2019.

ISA. Waiwai. Povos indígenas no Brasil. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Waiwai. Acesso em: 17 nov. 2019.

OLIVEIRA, João Pacheco de; FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília: Ministério da Educação: LACED/Museu Nacional, 2006.

RIBEIRO, Berta Gleizer: Amazônia urgente: cinco séculos de história e ecologia. Belo Horizonte: Itatiaia, 1990.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 3.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2012.

SILVA, Rosa Helena Dias da; BONIN, Iara Tatiana. Pedagogia e escola indígena, escola e pedagogia indígena. 2001. Disponível em: http://www.abmp.org.br/textos/61.htm. Acesso em: 03 ago. 2019.

VIEIRA, Jaci Guilherme. Missionários fazendeiros e índios em Roraima: a disputa pela terra: 1777 a 1980. Boa Vista: UFRR, 2007.

Publicado

2019-12-21