Amazônia, interculturalidade, literatura e arte: uma experiência nos anos iniciais do Colégio de Aplicação da UFRR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45777

Palavras-chave:

Projeto de extensão, Roraima, Cultura indígena

Resumo

O relato apresenta as ações desenvolvidas pela turma do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no Projeto de Extensão Cores e Linguagens, que elegeu como tema geral, no ano letivo de 2023, a Literatura de/em Roraima. O objetivo central das ações realizadas pela turma centrou-se na compreensão do conceito de interculturalidade a partir da obra da autora indígena Sony Ferseck. As ações foram organizadas por meio da abordagem qualitativa e com perspectiva interdisciplinar. Entre as estratégias didáticas, destacam-se: pesquisas, rodas de conversa, realização de oficina sobre a produção da autora, ensaio e apresentação cultural. Nas considerações finais aponta-se que as ações foram atrativas aos discentes, despertando a motivação no processo de execução e culminância e possibilitando o conhecimento de expressões artísticas e culturais de Roraima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima/Colégio de Aplicação

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima, membro do Grupo de Pesquisa de Didática da Resolução de Problemas. Experiência em docência nas etapas do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente leciona no quinto ano do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR).

Bruna Queiroz Ale, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR - 2012) e graduação em Letras em Espanhol e Literatura Hispânica pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR - 2012) especialista em Alfabetização pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016). Atualmente é professor da UFRR no Colégio de Aplicação (CAp). Tem experiência na área de: Educação Básica, Superior e Coordenação.

Laura Juliana Neris Machado Barros, Universidade Federal de Roraima

Professora EBTT da Universidade Federal de Roraima. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Roraima. Possui Pós-graduação "Lato Sensu" em Educação Inclusiva pela Faculdade de Santa Cruz da Bahia (2013), licenciatura em Letras: Língua Portuguesa/Libras pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2018) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2011). Integrante do grupo de pesquisa: Línguas em contexto de Diversidade Linguística (UERR). Interessa-se pelos seguintes temas: identidade juvenil; educação e interculturalidade; literatura e memória.

Suênia Kdidija de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima

Professora da EAgro-UFRR desde 2017. É doutoranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense; mestre em Letras (UFRR); especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, pela Faculdade Internacional de Curitiba; graduada em Letras pela Universidade Federal de Roraima, com habilitação em Literatura e Língua Portuguesa. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 de AGO. 2023.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, interculturalidade e educação e direitos humanos. Campinas: Revista Educação e Sociedade, v. 33, n. 118, p. 235-250, 2012.

CANDIDO, Antonio. LIMA, Aldo de (org). O direito à literatura. Recife: Editora Universitária da Universidade Federal de Pernanbuco, 2012. Disponível em: https://editora.ufpe.br/books/catalog/download/372/382/1125?inline=1. Acesso em: 18 de AGO. de 2023.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.

FEITOSA, Suênia Kdidija de Araújo. Recepção do Movimento Roraimeira: identificação, apropriação e construção identitária. Dissertação de Mestrado. PPGL-UFRR, Boa Vista, RR, 2014.

FERSECK, Sony. Movejo. Boa Vista, Wei Editora, 2020.

FERSECK, Sony. Weiyami’ mulheres que fazem o sol’. Boa Vista, Wei Editora, 2022.

GRAÚNA, Graça. Blog Tecido de Vozes. Disponível em: https://gracagrauna.com/ 2021/05/21/a-poesia-macuxi-de-sony-ferseck/. Acesso em: 17 de JAN. de 2023.

IBGE. Amazônia Legal. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-regionais/15819-amazonia-legal.html. Acesso em: 10 de AGO. de 2023a.

IBGE. População Indígena. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/indicadores.html?localidade=14. Acesso em: 10 de AGO de 2023b.

Macuxicast. 2021. Disponível em: https://www.roraimanarede.com.br/noticia/8436/sony-ferseck-a-forca-dos-versos-de-uma-mulher-poesia. Acesso em: 03 MAR. 2023.

MELO, Luciana Marinho de. A formação sociocultural de Boa Vista-Roraima e os povos Macuxi e Wapichana da Cidade: Processos históricos e sentidos de pertencimento. In: Textos & Debates: Revista de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, v. 1, Editora: UFRR, 2013.

MUNDURUKU, D. Literatura indígena e o tênue fio entre escrita e oralidade. IN: Overmundo. 2008. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/imprime_overblog/literatura-indigena. Acesso em: 18 de AGO de 2023.

OLIVIERI-GODET, Rita. Comunicação oral. Traduções do eu, acolhimento do outro: a poesia de Sony Ferseck. In IV SEMINÁRIO PROCAD-AM, Universidade Federal Fluminense, agosto de 2022.

RODRIGUES, W. O ambiente escolar e a valorização cultural indígena. Revista Periferia, v. 8, n. 1, jan./jun. 2016, pág. 106-122.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. – 3.ed. – reimpr. – São Paulo: McGraw-Hill, 2012.

SILVA, Nayara Cristhina dos Santos. Conhecer a história e o modo de vida dos povos indígenas de Roraima: etnias Macuxi e Wapichana. In: Revista Eletrônica Casa de Makunaima - ISSN 2595-5888. Edição 3 / Vol. 2 - Nº 3 / Jan./Jun. 2019.

VALÉRIO, Luiz. Sony Ferseck - A força dos versos de uma mulher-poesia. Disponível em: https://www.roraimanarede.com.br/noticia/8436/sony-ferseck-a-forca-dos-versos-de-uma-mulher-poesia. Acesso em: 17 de JAN de 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Relatos