Culturas indígenas roraimenses

algumas abordagens no 3º ano do ensino fundamental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.27045

Keywords:

Roraima, Culturas indígenas, Ensino Fundamental

Abstract

Este artigo apresenta culturas indígenas roraimenses a partir de abordagens realizadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima - CAp/UFRR. Os sujeitos da pesquisa são 25 alunos do 3º ano do ensino fundamental. O colégio está localizado em Boa Vista, capital do estado. O objetivo central do estudo foi ampliar os conhecimentos discentes em relação às riquezas culturais dos povos indígenas roraimenses, por isso, parte de uma realidade concreta, assumindo natureza aplicada. A pesquisa é caracterizada como explicativa com abordagem qualitativa. Entre os instrumentos de coleta de dados estão: questionário, relatórios descritivos e atividades escritas. Nos resultados, verificou-se que abordar culturas indígenas, a partir da sequência didática elaborada, favoreceu a ampliação de conhecimentos discentes referentes às importantes contribuições indígenas para a formação da cultura brasileira, na qual as crianças perceberam que muitos de seus conhecimentos são originalmente de matriz indígena.

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Author Biographies

Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima/Colégio de Aplicação

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima- CAp/UFRR, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima-UERR, Graduada em Matemática e Pedagogia.

Laura Juliana Neris Machado Barros, CAp/UFRR

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima- CAp/UFRR, Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima - UERR, Graduada em Pedagogia e Letras.

Sâmella Kalyne Araújo Feitoza, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima- UERR, Graduada História pela UFRR.

References

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Published

2019-12-21

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