“Eu fiz o mapa que você tem que escolher o caminho que vai seguir”

as pesquisas e a docência COM as crianças

Authors

Keywords:

Pesquisas com as crianças, . Geografias, Docência.

Abstract

No texto relatam-se experiências que emanam dos recortes da pesquisa “Quando eu olho de longe vejo mais. Quando eu chego mais perto vejo melhor as coisas que tem” – A Geografia Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: problematizações. O percurso da investigação de que trata esse texto foi realizado em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública estadual, localizada em Porto Alegre (RS), com o objetivo de refletir com dispositivos para o desenvolvimento da Geografia Escolar com os anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, foram propostas atividades com o uso de mapas, ancoradas nos estudos da Geografia da Infância e estudos de Lopes (diversas obras) e Vigotski (2010) e feitos mapas vivenciais. Esses momentos registrados em notas de campo, foram profícuos para conhecer as espacialidades das crianças, revelando suas lógicas e autorias. Além disso, reafirmaram a importância das pesquisas com as crianças, com as quais se dialoga com a docência e a formação de professores.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denise Theves, UFRGS

Doutora e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Linha de Ensino de Geografia. Graduada em Estudos Sociais/Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professora na área de Ensino de Geografia no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGeo).  É professora permanente no Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRGS, na Linha Ensino de Geografia e professora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Geografia - Mestrado Profissional - GEOPROF, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Vitoria Angela Paim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição, na linha de pesquisa Ensino de Geografia: Geografias das Infâncias. Atua como professora da educação básica, lecionando Geografia nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio na rede privada de ensino. Também é educadora popular, ministrando aulas de Geografia em um projeto de educação popular. Já trabalhou como monitora de inclusão nas redes públicas e privadas, auxiliando estudantes com deficiências múltiplas nas atividades escolares do ensino básico.

Cássia Yurica Cardoso Ribas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É psicóloga e atua na área clínica em parceria com a Santa Casa de Misericórdia. É professora do magistério na Educação Infantil da rede municipal de Porto Alegre e graduanda em Licenciatura em Pedagogia na UFRGS. 

 

 

References

AMORIN, Cassiano Caon; COSTA, Bruno Muniz Figueredo. Diálogos entre a Geografia Escolar e a docência com a Geografia da Infância. In: BEZERRA, Amélia Cristina Alves; LOPES, Jader Janer Moreira; FORTUNA, Denizart. Formação de professores de Geografia: diversidade, práticas e experiências. Niterói: Editora da UFF, 2015. p. 115-128

BARENCO, Marisol. Apontamentos na invenção de uma escola possível. In: De Mello, Marisol Barenco. O amor em tempos de escola. São Carlos: Pedro & João, 2017. p. 121-125.

LOPES, Jader Janer Moreira; PAULA, Sara Rodrigues Vieira de. Que vozes vivem e morrem nas paisagens? Geografias das infâncias e acabamentos outros. In: VALLERIUS, Daniel Malmann; MOTA, Hugo Gabriel; SANTOS, Leovan Alves dos (Orgs.). Ensino de Geografia, Cidadania e Redes Colaborativas. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022. p. 125-144.

LOPES, Jader Janer Moreira. Atrás da Porta: Vivências espaciais esquecidas pelas geografias dos adultos para [com]viver e [co]existir com as geografias das infâncias de bebês e crianças. São Carlos: Pedro & João Editores, 2024.

LOPES, Jader Janer Moreira. As palavras são as nossas primeiras formas de existir geograficamente no mundo: enunciações sobre amorosidade espacial. In: DUARTE, Angélica; CONCENCIO, Márcia. Palavras Bakthinianas para mudar o mundo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 247-259.

LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELOS, Tânia de. Geografia da Infância: reflexões sobre uma área de pesquisa. Juiz de Fora: FEME, 2005.

LOPES, Jader Janer Moreira; COSTA, Bruno M.; AMORIM, Cassiano. Mapas vivenciais: possibilidades para cartografia escolar com as crianças das séries iniciais. In: Dossiê Geografia na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6 n. 11. 2016. Disponível em:

http://revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/38. Acesso em: 19 mar. 2025.

LOPES, Jader J.; VASCONCELLOS, Tânia de. GEOGRAFIA DA INFÂNCIA: Territorialidades Infantis. Revista Currículo sem Fronteiras. Porto Alegre, v. 6, n. 01, janeiro/junho, 2006, p. 110-111.

Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2006/vol6/no1/8.pdf . Acesso em: 30 abr. 2025.

THEVES, Denise W. Pelos labirintos da docência com os fios de Ariadne: geografia e existência que (trans)formam a mim e meus alunos. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2018.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Quarta aula: a questão do meio na Pedologia. 2010. p. 681-701. Tradução Márcia Pileggi Vinha.

Disponível em: http://www.revistas.usp.br/psicousp/issue/view/3464. Acesso em: 8 mar. 2024.

Published

2025-08-14