“Eu estou me lembrando para pensar ”

a docência nas andanças, mapas e narrativas das crianças em vivências com as culturas indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37172

Palavras-chave:

Docência, Crianças, Interculturalidade

Resumo

Este texto propõe refletir sobre andanças, mapas e narrativas das crianças que (geo)grafam a docência em vivências e estudos com a cultura indígena Mbya Guarani. Com este propósito, parte-se de recortes de trabalhos que foram desenvolvidos com a Geografia escolar junto a turmas de quinto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola localizada em Lajeado, no Rio Grande do Sul (RS). Insere-se na pesquisa sobre a docência com as crianças, em que se realizaram vivências na comunidade indígena Tekoá Pindó Mirim, localizada no município de Viamão (RS). Tomou-se por objetivo refletir sobre as geografias que as crianças constroem e como os conhecimentos podem ser fomentados no diálogo interétnico e intercultural com a comunidade indígena. Concluiu-se que conhecer e vivenciar a cultura indígena com as crianças, refletindo e aprendendo a partir de suas dinâmicas socioespaciais potencializam a criação, o diálogo e constroem saberes na convivência com as diferenças.

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Biografia do Autor

Denise Theves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS, Linha de Pesquisa: Ensino, na área de Concentração: Geografia - ambiente, ensino e território, em 2018. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), na Linha de Pesquisa: Ambiente, Ensino e Território, em 2009. Graduada em Estudos Sociais - Licenciatura Curta (1988) e Geografia Licenciatura Plena (1990) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é professora na UFRGS, Faculdade de Educação (FACED), Departamento de Ensino e Currículo (DEC), Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGeo). Foi professora de Geografia na Educação Básica na rede pública e privada no município de Lajeado de 1989 até 2019. Atuou como docente no curso de Pedagogia do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) de 2011 a 2019. Tem experiência na docência dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental e na formação de professores.

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Publicado

2022-07-29