IMPACTOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO: DESAFIOS DE EDUCAR PARA A COMPREENSÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE SOCIEDADES INDÍGENAS
Abstract
O ensino de História tem sido dominado desde muito tempo por uma perspectiva que pode ser classificada como, no mínimo, equivocada em relação aos povos indígenas brasileiros. As obras didáticas e paradidáticas de História voltadas para o público em idade escolar reforçam visões estereotipadas surgidas ainda no século XIX e impedem o desenvolvimento de uma percepção plural, baseada no respeito à diversidade social, linguística e cultural que uma educação cidadã deve ter sempre como propósito. Com o objetivo de colocar em discussão como estudantes do ensino fundamental compreendem sociedades indígenas, analisamos impactos do ensino de História em um colégio de aplicação, identificando concepções que foram se definindo ao longo do ensino fundamental atentos ao que lá se coloca como possibilidade e, simultaneamente, como
desafio. Em linhas gerais, podemos afirmar que as análises das respostas dos questionários, aplicados em uma turma do 5º ano e em duas do 9º, reforçam que a tomada de consciência das potencialidades de educar para a compreensão da cultura indígena implica em refletir sobre como os estudantes lidam com saberes que circulam na esfera escolar em diálogo com os que advêm de outras esferas. Para tanto, ao propormos formas de observar percepções sobre os sentidos que estudantes atribuem para a questão indígena, mapeamos
lacunas do processo de formação do pensamento crítico, o que reforça o papel da pesquisa aliado ao ensino de História desde os anos iniciais do ensino fundamental para a formação da consciência histórica.