Orientações curriculares dos estados do nordeste do Brasil para a educação inclusiva de surdos no ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Orientações Pedagógicas, Educação Inclusiva, Nordeste Brasileiro, Surdos

Resumo

A pessoa surda participa de uma minoria linguística usuária da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), interagindo e aprendendo através da visualidade. Por isso, as atividades oferecidas pela escola, precisam considerar essa particularidade de acesso ao conhecimento por parte desses estudantes. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as orientações para educação inclusiva de surdos presentes nos documentos curriculares publicados pelos estados do Nordeste brasileiro. Para tanto, foi feita a análise documental das nove orientações curriculares desses estados, publicadas entre 2018 e 2020, disponíveis na internet. Esses dados foram analisados em uma abordagem qualitativa, através da Análise de Conteúdo. Como resultados, identificamos que a abordagem dos documentos sobre a educação especial, educação inclusiva e a educação de surdos (profissionais, instrumentos e práticas), precisam ser explicitadas de maneira mais direta nos documentos.

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Biografia do Autor

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Universidade Federal de Campina Grande

Mestra em ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora de Libras da Universidade Federal de Campina Grande.

Luberna Andrade Pinheiro Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande.

Aparecida Carneiro Pires, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014) e Pós doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Atua como docente Adjunto II da Universidade Federal de Campina Grande, na Unidade de Educação, do Centro de Formação de Professores (UFCG/UAE/CFP)

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Publicado

2025-04-14

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo