Percepções e práticas de professores universitários em turmas com estudantes surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.40940

Palavras-chave:

Ensino Superior, Inclusão, Prática Docente, Surdos, Ouvintes

Resumo

Esta pesquisa visa a discutir as percepções e práticas de professores universitários em turmas inclusivas, com estudantes surdos. Para isso, foi realizado um estudo exploratório, bibliográfico, com dados analisados por meio de uma abordagem qualitativa. Por meio da Análise do Conteúdo, foram organizadas quatro categorias de análise: formação de professores universitários e o ensino de surdos; orientações recebidas e a socialização de saberes entre os educadores; práticas educativas em classes com surdos; profissionais e recursos didáticos utilizados em turmas com surdos. Os resultados indicam que os professores precisam conhecer o seu papel e de outros educadores no processo de ensino de surdos, bem como as possibilidades de acesso desse estudante ao conhecimento, seja por meio da Língua Brasileira de Sinais, da Língua Portuguesa ou de outros recursos linguísticos. Tais conhecimentos facilitarão o planejamento, utilizando-se das parcerias técnicas e práticas, a fim de favorecer a socialização de surdos e de ouvintes, além da construção colaborativa do conhecimento.

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Biografia do Autor

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Universidade Federal de Campina Grande

Mestra em ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora de Libras da Universidade Federal de Campina Grande.

Daniel Soares Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística - UFPB Mestre em Letras – UFCG. Especialista em Linguagem e Ensino Especialista em Novas Tecnologias Educacionais. Graduado em Letras (Português e Espanhol). Graduado em Pedagogia. Professor pela Secretaria Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Formador de professores Criador de Conteúdo Digital Educativo.

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Publicado

2024-06-19

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