A monitoria como ferramenta para a aproximação dos discentes à docência
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.35136Palavras-chave:
Monitoria, Docência, Ensino-aprendizagemResumo
A monitoria de ensino é um programa que possibilita o desenvolvimento de habilidades profissionais e acadêmicas ao passo que também estimula o aluno-monitor a se aproximar da atuação docente. Desse modo, este trabalho tem o intuito de expor a vivência de duas alunas a partir do processo de monitoria durante o primeiro semestre de 2020. Para isso, foi desenvolvido o relato de experiência no qual a coleta de dados foi realizada através da observação participante e revisão de literatura para embasamento teórico. A partir dos dados obtidos foram elaborados três tópicos, os quais discutem desde o processo de seleção e formação das alunas/monitoras até os aspectos positivos e negativos desta experiência em um momento pandêmico. O desenvolvimento deste trabalho foi uma tentativa de difundir esta prática entre os estudantes universitários enquanto oportunidade de vivenciarem mais de perto a atuação docente e estimulá-los a buscarem experienciar o programa.
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